HOMENS - A queda dos hormônios inicia após 40 anos
No homem, com o avançar da idade, diminui a produção de vários hormônios, principalmente dos chamados esteroides sexuais. O que realmente existe é uma síndrome caracterizada por deficiência, usualmente referida como Andropausa.
A chegada do envelhecimento físico pode vir junto com a falta desejo sexual, esta última muito ligada ao fator psicológico e, em alguns casos, à diminuição da produção de testosterona, o hormônio sexual masculino. Essa fase não é igual para todos os homens, mas todos experimentam alguma diferença no modo de sentir a vida. Alguns estão mais predispostos aos efeitos da apatia.
Depois dos 40 anos, a testosterona começa a diminuir cerca de 1% ao ano. Quando essa queda é mais acentuada, alguns homens podem apresentar problemas. Os sintomas se instalam lenta e progressivamente, como perda de interesse sexual, problemas de ereção, falta de concentração, queda de pelos, aumento de peso e da distribuição de gordura, alterações musculares, irritabilidade, insônia, depressão e outros.
A testosterona é o mais importante hormônio masculino e o homem adulto produz aproximadamente 7mg de testosterona todos os dias. No exame de sangue, essa produção é constatada normal quando o nível de testosterona está entre 300 e 1.000 ng/dL (nanograma por decilitro). Entre o período da manhã e noturno existem variações na produção de testosterona, sendo à noite os menores níveis.
A produção de testosterona pode ainda ser alterada por várias condições clínicas, tais como uso de alguns medicamentos, obesidade, doenças hepáticas, doenças renais e doenças de algumas glândulas, principalmente da tireoide, diabetes, por doenças coronarianas, e até pelo tabagismo.
Na adolescência, a testosterona é responsável pelas características sexuais, como o desenvolvimento do pênis, o aumento dos pelos, as mudanças da voz e o aumento da massa muscular. Com a diminuição ou falta da testosterona, surgem os sintomas da Andropausa .
Em torno dos 55 anos, às vezes até mesmo antes, começa a perda de libido e o interesse sexual diminui ou desaparece. Apesar do homem ainda ter ereção peniana, sua vontade de sexo está prejudicada. Mais tarde, surge também a dificuldade em ter ou manter a ereção, juntamente com alterações de humor, irritabilidade, sintomas depressivos, diminuição de disposição para o trabalho, entre outros.
O homem também passa a ter maior propensão para engordar, e pior, aumento de gordura corporal, simultaneamente a uma maior perda de massa muscular, que se agrava ainda mais pela falta de atividade física. O déficit de Testosterona no cérebro leva também a constantes episódios depressivos, dando a sensação de que a vitalidade se reduz a cada dia que passa.
Sintomas da Andropausa:
• Aumento da proporção de gordura corporal;
• Diminuição da massa muscular;
• Tendência à anemia;
• Tendência à osteoporose;
• Perda de interesse sexual;
• Dificuldade de ereção;
• Dificuldade de concentração;
• Problemas de memória;
• Apatia e depressão;
• Queda de pelos;
• Aumento de peso;
• Irritabilidade;
• Insônia.
A influência da Testosterona atinge muitos órgãos e funções do organismo. Também se sabe que muitos homens com testosterona baixa, PSA normal e toque prostático normal, podem ser portadores de câncer oculto e latente da próstata, o qual poderá se desenvolver com o uso abusivo e sem orientação médica de testosterona.
Em homens com deficiências de testosterona demonstradas laboratorialmente, a reposição da mesma tem aumentado a ousadia, o interesse e a melhoria do comportamento, desempenho sexual, da disposição, performance energética, melhoria da memória, da autoimagem corporal e do bem-estar social.
Terapia de Reposição Hormonal Masculina
Atualmente, com os avanços da Medicina e a descoberta da Terapia é, ao menos, possível retardar essa evolução incômoda. A Andropausa não traz o fim da fertilidade para o homem, apenas uma redução dela devido à menor produção de espermatozoides, mas também tem sintomas incômodos, apesar de mais sutis que os da menopausa da mulher.
Tanto para os homens que já apresentam os sintomas, quanto para aqueles que desejam fazer a prevenção da Andropausa, existe a Terapia de Reposição Hormonal Masculina. Os níveis hormonais podem ser restabelecidos, melhorando a irritabilidade, a depressão e proporcionando a vontade de ser novamente produtivo. O homem que faz o tratamento volta a ter mais energia, força física e mental e vida sexual mais satisfatória.