Hérnias de Parede Abdominal
A hérnia de parede abdominal ocorre quando parte de uma víscera se desloca através de um orifício da parede abdominal, geralmente refletindo o enfraquecimento das estruturas da parede do abdômen.
Este enfraquecimento pode ter origem congênita (quando o paciente já nasce com o problema) ou ser adquirida (surgir em consequência de esforço excessivo que aumenta a pressão da parede abdominal). As causas mais comuns que podem levar ao surgimento da hérnia são a obesidade, gravidez, tosse crônica, atividades como levantar peso em excesso, realização de cirurgia abdominal.
Geralmente a hérnia é percebida pelo próprio paciente, devido o abaulamento que causa na região da hérnia. Ela pode ser assintomática ou causar sintomas como desconforto ou dor local, relacionadas geralmente a realização de esforços físicos, como carregar peso ou esforço para evacuar ou tossir. Os sintomas relacionados à hérnia podem surgir e desaparecer espontaneamente, voltando a se manifestar de novo.
O maior perigo da hérnia surge quando uma víscera fica presa no orifício da hérnia, deixando de retornar à posição normal (chamada de hérnia encarcerada) podendo ocorrer um bloqueio da circulação sanguínea da víscera aprisionada, ocasionando a necrose desse tecido (chamada de hérnia estrangulada).
Se for uma alça intestinal, por exemplo, pode ocorrer até a perfuração dessa alça. Nesses casos, além da dor, pode ocorrer vermelhidão no local da hérnia, náuseas e vômitos, sendo necessária a realização de cirurgia de urgência.
Na maioria dos casos o diagnóstico é feito por exame físico do paciente, olhando e palpando a região, mas em casos de dúvida pode ser necessária a realização de exames de imagem, como a ultrassonografia.
O tratamento indicado é o cirúrgico, pois é o único eficaz para tratar a hérnia. Sem o tratamento adequado, a doença pode progredir e exigir cirurgia de urgência, caso ocorra encarceramento ou estrangulamento dessa hérnia.
As cirurgias para o reparo das hérnias podem ser abertas ou por laparoscopia. A vantagem da laparoscopia consiste na inserção de uma câmera por pequenos cortes cirúrgicos, o que garante recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório e retorno precoce às atividades.
A linha entre manter ou não a sua saúde livre de qualquer problema é muito estreita quando se tem certa resistência de comparecer ao médico. Seja qual for o motivo que te leve para longe do consultório médico, é bom que você pondere melhor a sua escolha para assim tornar mais favorável o seu bem-estar. Vá ao médico e faça dele o seu cúmplice nessa jornada.
Os tipos de hérnias na região envolvida pela parede abdominal são:
• Inguinal: localizada na região da virilha, podendo no homem se expandir para região escrotal com o aumento do seu volume.
• Umbilical: surge exatamente na região da cicatriz umbilical.
• Epigástrica: ocorre na linha media do abdômen, acima do umbigo.
• Femoral: localizada no canal femoral, logo abaixo da virilha.
• Incisional: está relacionada à incisões cirúrgicas prévias na região.