Glaucoma, uma doença silenciosa
Segunda causa de cegueira no mundo, atrás da catarata, o glaucoma é um grupo de doenças, pela qual a lesão do nervo óptico leva à perda progressiva da visão. Estima-se que até 2020, 76 milhões de pessoas no mundo tenham essa condição, sendo 1 milhão de brasileiros. A pressão intraocular (PIO) elevada é um dos principais fatores de risco para o Glaucoma e o único fator suscetível à modificação.
Existem diversos tipos de glaucoma, dentre eles, os mais comuns são:
Glaucoma congênito
O glaucoma congênito é, como o próprio nome diz, o tipo em que a criança já nasce com a doença. Este tipo de glaucoma é grave e, quando descoberto, deve-se ser tratado imediatamente.
Glaucoma de ângulo aberto (crônico)
O glaucoma de ângulo fechado ocorre quando a saída do humor aquoso é subitamente bloqueada. Isso origina um aumento rápido da pressão intraocular com lesão do nervo óptico. Casos de glaucoma agudo são emergenciais. Normalmente são dolorosos e deixam graves sequelas visuais.
Glaucoma secundário
Por último, o glaucoma secundário costuma ser causado principalmente pelo uso de medicamentos por longo período, como corticosteroides, por traumas e por doenças sistêmicas. O diagnóstico dessa patologia é realizado através de consulta oftalmológica e exames complementares que tipificam e direcionam o tratamento.
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. Na intervenção clínica, o uso de colírios é diário para controle da pressão intraocular. Já na intervenção cirúrgica, existem tratamentos menos complexos como lasers até os de maior complexidade como trabeculectomia, MIGS e Tubos. Dependendo da gravidade ou progressão da doença, o controle é realizado com tratamento clínico, cirúrgico ou associação entre eles.
Com o aumento da expectativa de vida da população, diversas vezes nos vemos frente a um quadro de glaucoma e catarata, estes podem ser tratados conjuntamente através de uma associação clínico-cirúrgica ou cirurgias combinadas.
A visita regular ao oftalmologista pode ser a principal arma pra diagnóstico precoce e controle eficiente do glaucoma.