Ginecologia Saudável
Esse título chamou sua atenção? Não deveria ser óbvio que a especialidade ginecologia significasse saúde? Porém muitas vezes não é bem assim que funciona…
Muitas doenças ginecológicas, como a candidíase de repetição, síndrome dos ovários policísticos, cistite de repetição, disfunção sexual, dor pélvica crônica, endometriose e infertilidade, são sempre “tratadas” com muitas medicações, algumas agem bloqueando o eixo hormonal e acabam sendo tóxicas para rins, fígado e tireoide (por exemplo).
Com a medicina integrativa, buscamos avaliar a paciente como um indivíduo completo. Entendemos que essas doenças na maioria dos casos são causadas ou intensificadas por alterações internas do corpo da mulher.
Alimento inflamatório, sedentarismo, o abuso de álcool, tabagismo, sobrepeso/obesidade, uso de várias medicações, insônia e estresse são fatores desencadeantes de muitas dessas patologias.
O cuidado deve ser global:
Mudar hábitos alimentares (o auxílio de um bom nutricionista é essencial),
Exercícios físicos com regularidade e orientação especializada para seus objetivos,
Eliminar o tabagismo,
Eliminar ou pelo menos diminuir o consumo de álcool,
Buscar atividades que lhe proporcionem prazer e relaxamento (ioga, meditação, massagens, leitura, lazer e exercícios são algumas opções),
Avaliar com seu ginecologista opções terapêuticas alternativas para tratar seus sintomas.
Enfim, encontre seu equilíbrio de dentro para fora e tenha uma ótima qualidade de vida. Respeite seu corpo e busque profissionais que também o façam.