Gastroplastia Endoscópica: Indicacoes e Resultados
A EndoSutura Gastrica (ESG) também conhecida pelo nome de Gastroplastia Endoscópica é uma técnica moderna para tratamento da obesidade leve. Trata-se de um procedimento restritivo puramente realizado por endoscopia, ou seja, sem cortes. O método começou a ser empregado há mais de 5 anos e, hoje já é realizado em mais de 15 países, incluindo o Brasil.
Como funciona a técnica:
O método de sutura endoscópica gástrica é realizado por um médico endoscopista especializado no tratamento da obesidade, devendo ter uma equipe especializada no manuseio destes pacientes, que é dita EQUIPE MULTIDISCIPLINAR.
A técnica em si consta da realização de pontos (suturas) por dentro do estômago por acesso pela boca, reduzindo a capacidade gástrica e levando o paciente a uma perda de peso.
Para quem é indicado a sutura gástrica?
A endosutura gástrica está indicada para pacientes com IMC entre 30-34.9 ou para pacientes com IMC entre 35- 39.9, sem doenças associadas ou mesmo para pacientes que possuem indicação de cirurgia bariátrica mas não podem realizar ou se recusam a se submeter a um procedimento cirúrgico.
Qual o resultado deste procedimento?
Sempre que falamos sobre tratamento da obesidade devemos lembrar que ela é uma doença crônica, incurável e progressiva. Ou seja, o objetivo do tratamento não é a cura da doença, mas sim seu controle pelo máximo de tempo possível. Porém há de se considerar este caráter progressivo da doença e que alguns pacientes podem ser não respondedores ao tipo de tratamento proposto. Considerando estes fatores e para pacientes que se encontram dentro das indicações acima mencionadas a média de perda de peso com a gastroplastia endoscópica é 20% do peso total, isto é, uma pessoa com 80Kg tem uma expectativa de perda de peso de 16 Kg dentro de 1 ano. Esta perda está intimamente relacionada ao compromisso do doente com seu tratamento através das mudanças comportamentais de hábitos alimentares e acompanhamento com equipe especializada.
Na próxima edição, reabordaremos este tema com enfoque na perda de peso, manutenção do peso e durabilidade do procedimento.