Fisioterapia no Preparo do corpo e do assoalho Pélvico
A gravidez promove modificações orgânicas funcionais cujos mecanismos e interferências fisiológicas não estão bem estabelecidos: aumento do peso corpóreo, distúrbios no metabolismo da água, perturbações vasculares, alterações metabólicas, respiratórias e histológicas. As mudanças da gravidez são, principalmente, resultados diretos da interação de quatro fatores: as mudanças hormonalmente mediadas no colágeno e na musculatura involuntária; aumento do volume total e do fluxo sanguíneo, principalmente para o útero e rins; crescimento do feto resultando na consequente ampliação e deslocamento do útero e, finalmente, aumento do peso e adaptações do centro de gravidade e postura corporais.
A principal modificação gestacional - o aumento de massa corporal - também produz maiores forças internas e torques articulares como resultado de uma alteração na localização do centro de massa corporal total, com a região da sínfise púbica deslocando-se anteriormente aumentando a sobrecarga no períneo.
As gestantes retêm muito líquido durante a gestação, sendo recomendado a fazer uma drenagem linfática, para que elas possam se sentir mais leve. A drenagem linfática ajuda melhorar a circulação e ajuda no controle de ganho de peso durante a gestação.
Faz necessário também fazer exercícios físicos leves, sendo exercícios simples que devem ser acompanhados pelo profissional que ajuda no preparo do corpo e do assoalho pélvico para momento do parto principalmente se parto normal vaginal, é importante que a gestante receba a liberação do médico que acompanha a grávida para praticar exercício físico. No pré-natal conseguimos fazer uma boa avaliação.
Os benefícios para as grávidas que resolvem sair do sedentarismo são enormes: vão desde alívio das dores da gestação até uma melhor recuperação após o parto. As gestantes devem fazer o preparo do corpo para parto seja ele normal ou cesariano, mas nem todas podem, sendo de grande importância fazer o acompanhamento do pré-natal.
Os métodos utilizados pelos fisioterapeutas para preparo do corpo para parto normal são drenagem Linfática, Exercícios para assoalho pélvico e corporal, alongamento e o Pilates.
Drenagem linfática:
A drenagem linfática é uma técnica que, por meio da massagem, direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos. Dessa maneira, esse excesso é mais facilmente eliminado do organismo – muitas vezes, pela urina. Durante a gravidez, ocorre o aumento na produção hormonal. Isso leva, entre outras coisas, a uma tendência maior na reabsorção do sódio e uma consequente retenção hídrica, que se traduz em inchaço principalmente dos membros inferiores
Pilates
Por ser um exercício que promove uma melhoria na postura fortalecimento (principalmente do assoalho pélvico) e um condicionamento físico, além do baixo impacto, torna-se um importante aspecto para incentivar o parto normal. Porém tem como objetivo também de diminuir as dores provenientes do aumento do peso e a mudança do centro da gravidade, ajudando a gestante a sustentar o útero e o bebê, sem sofrer com o desconforto na região lombar. Outros benefícios vistos através do Pilates são a consciência corporal, o alongamento e o relaxamento. Uma gestante calma e preparada tem sua autoestima aumentada. Exercícios que promovam a estabilização e ter em mente que o assoalho pélvico precisa ser trabalhado.
Exercícios para assoalho pélvico e corporal
Os exercícios são focados para o assoalho pélvico ajudam a preparar o corpo da mulher para o parto. Além de fortalecer os músculos da região e auxiliar na diminuição da dor, os exercícios previnem possíveis disfunções no pós-parto, como incontinência urinária, e facilitam a recuperação. Os exercícios corporais contribuem para melhorar a qualidade da gestação, reduzir dores na coluna, no púbis, o inchaço e a fadiga. Depois, os benefícios são a melhora da cicatrização e a rápida recuperação da parede abdominal. Muito lembrar também que a pelve da mulher sofre grande ação de hormônios durante a gestação que a deixam mais flexível para favorecer a descida do bebê. As posturas e os exercícios são específicos para isso.
Os exercícios corporais contribuem para melhorar a qualidade da gestação, reduzir dores na coluna, no púbis, o inchaço e a fadiga. Depois, os benefícios são a melhora da cicatrização e a rápida recuperação da parede abdominal!