Fios de sustentação para efeito lifting
Com o envelhecimento, as estruturas maleáveis (músculos, gordura, tecido subcutâneo e pele) vão perdendo a elasticidade e pela ação da gravidade, sofrem uma queda, provocando a formação de pregas e sulcos, como os sulcos nasogeniano e nasolabial e a bolsa da gravidade.
Para devolver o aspecto de uma face jovem, faz-se necessário reposicionar estes tecidos. Isto pode ser obtido através de cirurgia – o lifting, ou mais recentemente temos a alternativa dos Fios de Sustentação, que são indicados para pacientes que não precisam de um procedimento cirúrgico, ou seja, para pacientes com flacidez leve na face.
É um fio cirúrgico Absorvível, que tem no seu formato o diferencial, pois apresenta uma série de espículas ou cones ao longo do seu comprimento, espículas essas que tem a função de dar maior fixação e estimular a produção de colágeno pelo organismo, além do próprio material que é feito de ácido polilático que também causa essa remodulação, o que resultará em maior sustentação dos tecidos e melhora na tonicidade e qualidade da pele.
Podem ser usados um número variado de fios, e de tipos, de acordo com a necessidade de cada caso. E como o processo de envelhecimento é contínuo, após anos, se necessário, novos fios podem ser adicionados.
São inúmeras as opções de fios, dentre eles os mais utilizados atualmente são os fios Sutura Silhouette, os fios italianos e os microfios que na Ásia já são muito utilizados para tratamentos, principalmente das áreas menores como regiões perioral, periorbicular, todos já liberados pela ANVISA para serem utilizados no Brasil.
A introdução dos fios é um procedimento minimamente invasivo, mudando-se um pouco o procedimento dependendo do tipo do fio escolhido, mas todos são feitos sob anestesia local, e são bastante seguros. Por ser pouco invasivo, o pós-operatório é suave.
Os fios também têm outras indicações como lifting de sobrancelha e lifting nasal e podem ser associados a todos os outros tratamentos como preenchimento, toxina botulínica, e mesmo que a paciente já tenho realizado algum tratamento anterior com os preenchimentos definidos ou temporários, nada impede sua colocação.