Fatores pré-analíticos que causam Interferência nos Exames Laboratoriais
Uma das principais finalidades dos exames laboratoriais é fornecer ao médico solicitante informações para confirmar ou excluir sua hipótese diagnóstica.
Para que o Laboratório Clínico possa contribuir adequadamente com esse propósito é necessário que todas as fases da realização dos exames sigam rígidos princípios técnicos e que as variáveis que influenciam negativamente sejam minimizadas.
Todos os exames laboratoriais passam pelas seguintes fases:
Pré analítica: inclui a indicação do exame, redação da solicitação, leitura e interpretação da solicitação, transmissão de eventuais instruções de preparo para o paciente, avaliação do atendimento às instruções previamente transmitidas, procedimentos de coleta, acondicionamento, transporte e preservação da amostra biológica, até o momento da efetiva realização do exame.
Analítica: consiste na realização do exame propriamente dita e o uso de métodos de controle de qualidade para garantia dos resultados.
Pós analítica: compreende a validação e liberação dos resultados no Laboratório, a interpretação dos laudos pelo médico, gerando a conduta.
Como pode ser observado a fase pré-analítica é a mais complexa, tem maior número de atividades e pessoas envolvidas e por consequência tem possibilidade de maior ocorrência de erros e não conformidades. As mais frequentes são:
• Da amostra: erros de identificação, hemólise, coágulo, volumevolume insuficiente, lipemia - Do paciente: preparo inadequado, uso de medicamentos, acesso venoso difícil;
• Erros de identificação;
• Erros de interpretação da solicitação, etc.
Quando tiver alguma dúvida no resultado do seu exame ou do seu paciente, entre em contato com o Laboratório e/ou procure um Patologista Clínico, nós conseguimos contribuir com a investigação e com um resultado fidedigno.