Falando sobre tatuagens Alterar Matéria
A arte de tatuar é muito antiga e é uma forma de adorno ou escarificação permanente do corpo. As formas mais precoces datam de 12 mil AC, quando as tribos da idade da pedra friccionavam cinzas em cortes cutâneos como uma maneira de mostrar luto.
A evidência arqueológica em cavernas situadas na Europa sugere que a forma mais moderna de punção de tatuagem pode ter sido praticada já em 8 mil A.C. embora tenham sido encontrados vestígios de tatuagem nas múmias egípcias, datando de 4 mil A.C. Textos antigos em todo o mundo descrevem a tatuagem, e as proibições contra a tatuagem podem ser encontradas nos livros da Bíblia: Levitico e Deuterômio, no velho Testamento.
As culturas européias, a princípio, tiveram renovado interesse na arte da tatuagem durante os séculos XVIII e XIX, após o retorno de uma série de expedições à Polinésia, onde a tatuagem era pratica comum. A palavra tatuagem é derivada do termo taitiano tautau que significa “o resultado da punção”.
O desenvolvimento do moderno aparelho elétrico para tatuar pode ser rastreado do final de 1.800 e início de 1.900. Atualmente, as modernas pistolas para tatuar são bastante semelhantes a esses primeiros modelos. A extensão do desenho a ser feito na pele depende do tamanho, número e distribuição das agulhas, que se projetam de um tubo oco na ponta do aparelho. As agulhas na ponta da pistola de tatuagem são imersas em um pequeno cálice descartável contendo tinta e, então, aplicadas à pele (a técnica americana) ou a tinta é aplicada sobre a superfície a ser tatuada e trabalhada na pele com as agulhas da pistola de tatuagem (método europeu) Tenho observado em meu consultório uma procura crescente de pessoas interessadas em remover suas tatuagens.
As tatuagens podem ser classificadas em três grupos básicos: traumáticas, amador e profissional. Ocorrem tatuagem traumáticas quando corpos estranhos, pigmentados, como sujeira ou pedrinhas são introduzidas durante o curso de laceração, abrasão ou explosão.
As tatuagens amadoras são produzidas pela perfuração repetida com uma agulha, que é imersa em tinta (geralmente nanquim). As tatuagens amadoras são, na maioria das vezes aplicadas durante a adolescência. Elas podem ser aplicadas por várias razões, compreendendo tédio ou frustração e talvez como um sinal de comportamento agressivo ou delinquente.
Muitos pacientes com tatuagem amadoras em geral, ficam envergonhadas com sua presença e podem procurar escondê-las sob a roupa ou cobri- -los com tatuagens profissionais mais escuras.
As tatuagens médicas são essencialmente tatuagens amadoras estilizadas pelo profissional da área médica. A tinta nanquim é aplicada com uma agulha esterilizada para fazer marcas permanentes em pacientes que se submetem a radioterapia, são utilizadas para delinear portais de radiação.
As tatuagens profissionais decorativas são aquelas aplicadas com pistola profissional de tatuagem. Podem ser de uma só cor ou multicolorida. As tintas usadas em tatuagem profissionais abrangem vários corantes organometálicos, assim como alguns pigmentos orgânicos. As agulhas da pistola de tatuagem inserem a tinta na profundidade de 1 a 2 mm, que corresponde à derma papilas e reticular.
A maioria das complicações resultantes das tatuagens pode se subdividir em cinco grandes categorias: infecções, reações alérgicas aos pigmentos de tatuagem, reações de foto sensibilidades, fenômeno de koebner e miscelânea.
Quando profissionais utilizam técnicas adequadas de assepsia, o risco de infecção é baixo.
A remoção de tatuagem é talvez tão antiga quanto ao seu surgimento. Os métodos antigos empregavam mais agentes físicos e químicos para ferir a pele, incluindo a aplicação de calor e fortes ácidos.
A excisão cirúrgica ainda pode ser considerada um método aceitável na remoção de tatuagem pequenas e o resultado final pode ser uma cicatriz.
Nas tatuagens o alvo a ser removido é a partícula de tinta da derme.
Várias teorias foram propostas para descrever como elas são classificadas ou removidas pelo laser de rubi. O primeiro mecanismo de ação envolve a fragmentação dessas partículas em pedaços bem menores a partir da absorção abrupta da luz do laser.
Também pode haver efeito fotoacústico que agem como uma onda de choque para a quebra das partículas. Os fragmentos resultantes são então removidos por fagocitose.
Finalizando deve-se afirmar que a remoção de uma tatuagem não se remove em apenas uma sessão. Outros ficam desapontados ao saberem que uma simples e pequena tatuagem amador pode levar mais para ser removida, considerando três a cinco sessões de tratamento com intervalo médio de oito semanas.