Exercício Físico na gravidez
A atividade física ajuda não só no controle do peso, como também na função cardiocirculatória, na lombalgia (dor nas costas), na depressão e estresse, na qualidade do sono, no funcionamento intestinal e a evitar complicações obstétricas (melhorando e até mesmo prevenindo diabetes gestacional e hipertensão).
Os exercícios podem ser iniciados em qualquer fase da gestação, desde que cada gestante seja avaliada individualmente. Normalmente, os exercícios são de intensidade leve para aquelas que não praticam atividade física e de leve a moderada para aquelas que já realizam algum tipo de exercício.
Evite exercícios de alto impacto, com pesos exagerados e movimentos bruscos. As articulações ficam mais “frouxas”, podendo ocorrer lesões mais facilmente. Tome bastante água para manter-se hidratada e evitar hipetermia (aumento da temperatura corporal). Lembrando que a frequência cardíaca nunca deve ultrapassar 120 batimentos por minuto (no máximo 140 bpm).
A prática regular de exercícios físicos é importante para a saúde mental e emocional, durante e depois da gestação. Consulte sempre seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.
Tome bastante água para manter-se hidratada e evitar hipetermia (aumento da temperatura corporal). Lembrando que a frequência cardíaca nunca deve ultrapassar 120 batimentos por minuto (no máximo 140 bpm).