Etapas do Tratamento de Varizes com Lazer Transdérmico
1 – PRÉ TRATAMENTO: antes de iniciar o tratamento é fundamental um diagnóstico correto e completo, onde a avaliação dos sistemas venosos profundo e superficial incluindo as veias safenas deve ser realizado em todos os paciente. Nesta fase o exame clínico pode ser auxiliado por métodos complementares como a realidade aumentada (infravermelho) e eco Doppler colorido (ultrassom). Opções terapêuticas adequadas a cada situação são então elaboradas e discutidas com os pacientes para realização de um planejamento.
692
2 – TRATAMENTO: individualização de cada tratamento, de acordo com a evolução e desejo de cada um, sempre respeitando os cuidados e restrições que serão detalhados ao longo do tratamento e fundamentais para resultados de excelência. A adequação do período de tratamento de acordo com as disponibilidades e compromissos devem ser muito flexíveis, visando oferecer qualidade e não interferir na vida cotidiana.
3 – APÓS O TRATAMENTO: após resolução das varizes e vasinhos ainda se faz necessário acompanhar a recuperação da pele nas diversas regiões tratadas, pois muitos paciente já apresentam pigmentações na pele decorrente da própria insuficiência venosa ou outras causas. Orientações sobre cuidados com a pele e exercícios físicos mais adequados são fundamentais na manutenção dos resultados, visando diminuir o aparecimento de novos vasinhos.
4 – ACOMPANHAMENTO A LONGO PRAZO: consultas periódicas ao cirurgião vascular para avaliações e manutenções são sempre necessárias, visto que novas varizes podem surgir mais rapidamente sem uma adequada orientação médica. O tratamento para quem tem varizes não termina com o desaparecimento destas, mas continua através de orientações sobre cuidados com as pernas ao longo da vida, sempre procurando pernas lindas e saudáveis.