Estrias, como se livrar desse incômodo?
As vitaminas C, B5, E, Zinco e Silício são alguns dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável e previnem o aparecimento das estrias.
O verão está chegando e com ele aumenta a vontade de estar com o corpo em dia para aproveitar a estação sem medo de se mostrar na luz do sol. No entanto, as marcas de estrias acabam sendo um constrangimento na hora de colocar o biquíni. Essas cicatrizes são evidentes nos locais onde o paciente possui maior quantidade de gordura localizada, sendo encontradas principalmente nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios. Sua formação está ligada a fatores genéticos e de distensão exagerada da pele que pode acontecer devido ao aumento excessivo de peso, falta de elasticidade na pele durante a gravidez, na colocação de prótese ou crescimento demasiado das mamas.
Com o avanço da tecnologia já se encontra na dermatologia estética a associação de procedimentos que recuperam a flacidez e espessura da pele, reduzindo assim, a aparência das cicatrizes com maior rapidez e eficácia. A dermatologista Ana Paula Antoniassi, membro da Associação Brasileira de Dermatologia, explica que a escolha do tratamento adequado é o segredo para obter um resultado satisfatório. “O tratamento ideal irá depender do grau do problema, tipo de pele, estria (branca, vermelha ou arroxeada), presença de flacidez e idade do paciente, para que depois da avaliação dessas características, o profissional possa determinar qual a melhor abordagem para realizar.”
As cicatrizes de estrias se formam a partir da destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, causadas, na maioria das vezes, por um estiramento da pele. “Quando elas surgem sua coloração é avermelhada, pois estão passando pelo processo inflamatório e podem coçar e arder. Nessa fase, seu tratamento é mais ágil, pois ainda não ocorreu uma atrofia intensa das fibras colágenas e elásticas”, alerta. Além do desconforto estético, o surgimento súbito de estrias largas podem ser sintomas de doenças endocrinológicas, exigindo a consulta a um especialista com urgência.
Em busca de uma solução:
Entre as técnicas mais eficazes para tratar o problema, a dermatologia recomenda o uso de laser fracionado, radiofrequência, peelings, microagulhamento, entre outros procedimentos, que podem ser usados isoladamente ou combinados entre si e com produtos complementares, como cremes tópicos e hidratantes corporais. Tudo depende da situação da pele do paciente, por isso a médica ressalta a importância da consulta para avaliação e indicação do melhor tratamento.