Estresse é um inimigo da Saúde do Coração?
O estresse é uma reação natural do nosso corpo para nos proteger de situações mais difíceis, sendo uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Pode ter consequências não só para a saúde mental, mas também ser um grande inimigo para a saúde do coração.
Cerca de 15% dos infartos são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte, desencadeado pelo fechamento das artérias coronarianas. Durante uma crise de estresse, a pessoa pode ter sintomas parecidos aos de um infarto.
Segundo a OMS, o estresse colabora para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares de duas maneiras: uma delas é o estilo de vida pouco saudável (sedentarismo, obesidade, abuso de álcool e tabagismo).
A aceleração dos batimentos cardíacos, causada pelos hormônios, pode levar ao aumento da pressão. A pressão alta, por sua vez, tem impacto no coração, como o maior risco de infarto e AVC.
Você tem conseguido equilibrar as suas emoções no seu dia a dia? Saber os próprios limites é essencial! Por isso, é preciso ficar atento, viver em situações em que ele é contínuo e constante pode ser muito prejudicial à sua saúde!
Precisamos ficar atentos aos nossos comportamentos e sentimentos, já que eles podem indicar a necessidade de buscar uma ajuda profissional.
O médico cardiologista tem um papel importante nesse processo de redução de estresse.
Faça seu check-up Cardiovascular se ainda não realizou neste ano.