Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada
ABA para crianças com atraso no desenvolvimento em tempos de isolamento social
A pandemia de COVID-19 trouxe sérias consequências para as crianças que apresentam atrasos no desenvolvimento. O período de distanciamento social se faz importante neste momento, porém o impacto do isolamento e a falta da rotina no dia a dia podem causar prejuízos comportamentais e sociais na vida destas crianças.
O desafio principal para todos os profissionais envolvidos e, principalmente, para a família da criança, se destaca em como manter o ritmo de aprendizagem sem o apoio presencial dos profissionais que muitas vezes precisam se afastar dos atendimentos.
A intervenção em ABA é uma ciência que preconiza quantidades de horas intensivas, e dedicação total com uma rotina de 20 a 40 horas por semana. As famílias que estão neste processo de intervenção em ABA, são orientadas e supervisionadas com rigor técnico e científico para promoverem a generalização dos repertórios aprendidos na clínica para o ambiente natural da criança.
Diante das demandas pautadas na ciência, reforçamos constantemente as famílias sobre manter a consistência no seguimento das orientações praticadas, seja no formato híbrido ou presencial. Promover a aprendizagem no ambiente natural garante o ritmo de estimulação para que a criança não regrida em repertórios antes conquistados com tanto empenho.
Uma estratégia importante na ABA, requer o uso sistemático da rotina visual. O uso dos suportes visuais pode ser utilizado facilmente no ambiente natural da criança e, oferece previsibilidade dos acontecimentos, organizando assim o comportamento e prevenindo possíveis problemas, como birras e crises. O suporte visual ajudará a criança a tolerar a espera e, mudanças de transições entre as tarefas do dia a dia.
Garantir a motivação da criança para afazeres e atividades, requer comprometimento e organização do espaço e das coisas. Planejar a rotina da família com antecedência produzindo materiais e brincadeiras divertidas para intercalar durante as transições, ajudam na prevenção ou no enfraquecimento dos comportamentos problemas promovendo aprendizagem e qualidade de vida.
Toda estratégia com modificação do comportamento deve ser sempre supervisionada por um analista do comportamento.