Espuma substitui cirurgia de varizes?
Ultimamente tem-se falado muito sobre espuma para tratamento de varizes e vasinhos. No início, a espuma de polidocanol foi estudada como anestésico, porém demonstrou-se mais eficaz em fechar veias do que para anestesiar, com a vantagem de ser uma substância praticamente indolor ao ser injetada. O polidocanol é uma substância química que, quando agitada com a técnica de Tessari, forma espuma. Ao ser injetada no interior do vaso causa inflamação, destruição da parede interna do vaso e fecha-se as varizes.
Você deve estar pensando: Nossa, que maravilha! Isso é o fim da cirurgia para varizes! Para que operar se você pode apenas injetar uma espuma no interior da veia e está tudo resolvido! É um excelente método, porém, como todo tratamento, a espuma tem seus problemas.
A grande vantagem desse procedimento é justamente evitar uma cirurgia. Ele pode ser realizado no próprio consultório do médico Cirurgião Vascular sob anestesia local, se necessário, e não requer os cuidados que uma cirurgia de varizes necessita. Porém, a efetividade do tratamento para varizes com espuma não é tão boa quanto a cirurgia, seja a cirurgia tradicional ou os métodos mais recentes como laser e radiofrequência.
Além disso, o tratamento das varizes com espuma pode levar a complicações, como trombose venosa profunda, embolia pulmonar, flebites, manchas escuras na pele e feridas. As complicações mais graves, relacionadas à trombose são muito raras, menores do que 1%. Já a hiperpigmentação (manchas escuras) é bem mais comum, causando um incômodo estético ao paciente.
Algumas das perguntas mais frequentes:
É possível tratar os vasinhos com espuma? A espuma também pode ser utilizada para tratamentos estéticos, como na escleroterapia das veias reticulares e telangiectasias, os famosos "vasinhos". Nesses casos, a concentração do medicamento esclerosante é menor, o que diminui a chance de surgimento de manchas escuras, necrose e feridas na pele.
É possível retornar às atividades normais logo após a aplicação da espuma? Sim. Esta é a grande vantagem do tratamento com espuma (eco-escleroterapia com espuma). O paciente pode retornar às suas atividades de trabalho ou lazer imediatamente após o tratamento. A meia elástica deve ser utilizada nos primeiros dias, mas não é necessário repouso.
Homens e mulheres podem fazer o tratamento? Existe idade limite para o tratamento? Sim. Ambos podem fazer o tratamento. Muitos homens procuram o tratamento com espuma para não abandonar o trabalho nem que seja temporariamente, ou para ingressar no trabalho, já que o portador de varizes pode ser rejeitado no exame admissional. Não existe limite de idade para ser tratado com espuma.
Pessoas hipertensas podem fazer o tratamento? Sim, da mesma forma que os diabéticos. O método é bastante seguro e pode ser empregado nos portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, em quem já teve infarto do miocárdio, doenças reumáticas, etc.
Conclusão: O tratamento com espuma para varizes é mais uma opção do Cirurgião Vascular com a finalidade de proporcionar o melhor resultado para seus pacientes, mas precisa ser bem indicada. Converse com seu Cirurgião Vascular sobre essa opção de tratamento.