Drenagem linfática para atletas
A drenagem linfática, técnica muito procurada em clínicas estéticas, contribui também com os praticantes de atividades físicas. Esse método tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal.
Benefícios psicológicos são frequentemente relatados e estão relacionados com bem-estar emocional, calma, melhora do humor, relaxamento, redução da ansiedade e melhora da qualidade do sono. Esse tipo de tratamento tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente atletas profissionais e amadores, por proporcionar uma ação terapêutica que melhora o sistema circulatório e imunológico.
No pós prova ou pós-treino intenso, a fadiga e dor muscular são as principais queixas. Com ação desintoxicante e de recuperação de fibras musculares, a técnica auxilia na eliminação de resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, acelerando a regeneração e favorecendo a nutrição celular, além de aliviar o estresse psicológico da competição.
Antes do treino ou pré-prova, a drenagem pode ser feita com intuito de preparar a musculatura para a atividade, pois pode proporcionar alívio de dores instaladas e tensões. Também prepara o lado emocional, acalmando e auxiliando na concentração. Em algumas modalidades esportivas é usada para reduzir peso corporal antes das pesagens, no caso do boxe.
Essa abordagem deve ser feita um dia antes do evento. O resultado já é percebido na primeira sessão e se mantém por três dias.
Em pessoas com boa nutrição e atividade física, no caso de atletas, os resultados se estendem por mais tempo. Se você já tem uma rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada, que tal incluir a drenagem linfática para turbinar a performance?