Dor torácica pós-tratamento do câncer de mama e de próteses mamárias: Avanços nas pesquisas permitem trazer novos conceitos e novos tratamentos
A Clínica Godoy tem como principal especialidade a cirurgia vascular que envolve a circulação arterial, venosa, linfática e o atendimento geriátrico com profissionais especializados. Ela é associada a Godoy & Godoy Internacional School off Lymphatic Therapy que se constitui num centro de excelência em ensino e pesquisa onde seus resultados são divulgados mundialmente e que se tornou em referência mundial.
Os avanços nas pesquisas trazem novos conceitos terapêuticos e novas formas de tratamento e uma melhora importante na qualidade de vida dessas mulheres. Um dos desafios é a dor torácica pós tratamento do câncer de mama e da implantação das próteses mamárias. A dor, a principal queixa, limitação da mobilidade, o edema e a fimose podem levar aos sintomas e a limitação dos movimentos. As novas técnicas e seus aperfeiçoamentos, nesses últimos anos, levaram a uma melhora importante desses quadros clínicos. A Clínica Godoy e a Godoy & Godoy Internacional School off Lymphatic Therapy têm desenvolvido novos conceitos e divulgado essas evoluções terapêuticas. Hoje é possível a normalização ou quase normalização da dor, a redução importante do edema e da fibrose mudando a vida dessas mulheres.
Outros incômodos importantes são os edemas, linfedemas e os lipedemas que constituem em linhas de pesquisas. Destaca-se um avanço importante em relação aos pacientes com lipedema sintomáticos. Cerca de 10 % das mulheres são portadoras de lipedema, o que se constituí numa característica física familiar. Elas têm uma redistribuição maior do tecido gorduroso nas extremidades ou apenas nos braços ou nas pernas. Essas pessoas podem desenvolver algum comprometimento no sistema linfático e ter dor e edema nas pernas com um desconforto físico e também estético.
Outro problema é a obesidade que pode agravar ainda mais os sinais e sintomas. O diagnóstico preciso se torna fundamental para estabelecer a melhor opção terapêuticas onde os exames complementares, para avaliar os líquidos corporais, se tornam necessários além de identificar outras causas associadas aos edemas e dor.