Dor na atividade física
No geral, hoje em dia, é muito comum a preocupação e o foco das pessoas em alimentar-se bem e praticar exercícios. Parece que está na moda, mas não é, realmente estamos vendo uma busca preventiva com a saúde, independente da idade. E o que se tem visto são pessoas que acabam desestimuladas a praticar atividades físicas ou esportivas e que podem sentir dores no quadril, coluna, joelho, tornozelo, no pé, e entre outras regiões do corpo. Sendo assim, o indivíduo sempre acaba pensando que esta dor é relacionada ao fato de nunca ter praticado atividade física e não ter dado tempo para o corpo se adaptar, ou estar voltando a praticar uma atividade que há anos não praticava.
Em alguns casos, estas dores têm relação ao tempo de adaptação para início ou retorno à pratica de atividade física, porém, existem muitos fatores que precisam ser avaliados para saber qual a real causa desta dor. Em alguns casos, devido à dor que o praticante sente ao realizar a atividade física, o mesmo para de realizar a atividade, voltando, assim, ao sedentarismo.
No Consultório Fisioterapêutico, quando recebemos esse paciente, na maioria das vezes, averiguamos, na avaliação, que não é a atividade que ele está fazendo que causa a dor e nem mesmo o tempo em que ele ficou parado. O que encontramos é uma estrutura que está rígida e com centro de gravidade postural mal adaptado, sobrecarregando articulações que, quando solicitadas, estão recebendo carga excessiva do próprio corpo que está desarmônico. Quando esta pessoa volta a praticar atividade física, a dor também volta.
Nesses casos, a intervenção fisioterapêutica osteopática tem como objetivo manipular as estruturas rígidas e melhorar o centro de gravidade postural para que o corpo crie melhores condições para exercer com harmonia a atividade física desejada e evitar que as dores apareçam. Recomendamos que, quando o indivíduo começar a fazer uma mudança nos seus hábitos, procure por profissionais que vão direcionar o melhor caminho para que essa mudança seja agradável e estimulante para uma vida melhor! É essencial, antes de iniciar uma boa prática de atividade física, associá-la com o acompanhamento do nutricionista, de um médico e um fisioterapeuta! Ganhe mobilidade, tempo e motivação! Experimente uma consultoria!