Doenças Respiratórias do Inverno: como prevenir e tratar
Todos os anos, durante os meses de inverno, aumentam substancialmente o número de doenças respiratórias. Vários fatores podem estar relacionados a essa sazonalidade e maior incidência dessas doenças respiratórias, em que se destacam as gripes, os resfriados, as rinites, sinusites, pneumonias e exacerbações de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica. No inverno, o tempo frio e a baixa umidade relativa do ar, características do inverno brasileiro, permitem que microorganismos e poluentes ambientais, permaneçam suspensos no ar por maior tempo, facilitando o contato desses com as vias aéreas. O próprio tempo frio, também diminui os mecanismos naturais de defesa das vias aéreas contra esses agentes agressores. Além disso, nessa época do ano, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados e com pouca ventilação, o que facilita a transmissão de doenças infecciosas respiratórias de pessoa a pessoa.
As doenças respiratórias do inverno podem ser de etiologia alérgica, como as rinites, infecciosas virais como as gripes, resfriados, traqueobronquites e faringites e infecciosas bacterianas, como as sinusites e as pneumonias. Quem sofre de problemas alérgicos, como as rinites, é fundamental que mantenham os ambientes de convívio, limpos e arejados. Evitem manipulação de produtos que tenham grande acúmulo de poeira e locais com sujeira e lavem bem roupas de uso pessoal e de cama com frequência. O uso de umidificadores de ambiente pode ser uma medida útil e, na vigência de sintomas, a lavagem nasal com solução fisiológica, o uso de corticosteroides nasais e antialérgicos são as medidas mais eficazes para melhorar os sintomas.
As infecções virais podem ser prevenidas, evitando locais de grande aglomeração de pessoas, em especial locais fechados ,onde o risco de transmissão pessoal é muito maior. Além disso, a lavagem constante das mãos, aumentar a hidratação e uso de agasalhos são medidas muito importantes na prevenção dessas doenças. Para a gripes, especificamente, a vacinação tem se mostrado eficaz e está indicada em especial na população idosa. O tratamento das infecções virais de inverno quase sempre é feito com medicações sintomáticas, repouso, hidratação e alimentação adequada. O uso de antibióticos não é indicado nesses casos. As pneumonias, nessa época do ano, ocorrem mais frequentemente em crianças e idosos. É fundamental o uso de agasalhos, hidratação e alimentação adequadas como medidas de prevenção e procurar o médico em casos, especialmente de tosse produtiva, febre, prostração e falta de ar. Os antibióticos são as drogas de escolha nesses casos, porém, o tratamento adequado sempre deve ser conduzido e monitorado por um profissional especializado.