Diabetes tem Cura?
Essa é a grande esperança dos pacientes diabéticos e dos profissionais de saúde que cuidam disso.
No momento, não há cura do diabetes. Mas, atenção: existem pesquisas em desenvolvimento com esse foco, como o implante de ilhotas pancreáticas encapsuladas.
Atualmente, os maiores avanços são na prevenção do diabetes. Nos pacientes TIPO 1 ( os dependentes de insulinoterapia ) , há anos pesquisas evoluem com o intuito de criar estratégias e tratamentos para retardar a agressão autoimune e postergar o aparecimento dos sintomas e a instalação plena da doença. Medicamentos como inibidores dpp4 e o tepluzimab são bem promissores.
Já nos pacientes diabéticos TIPO 2 (que são a maioria), a prevenção tem foco no rastreamento da população de risco, que inclui :
Jovens a partir de 35 anos;
obesos ( IMC>35);
Glicemia de jejum>110mg/dl;
Mulheres com antecedentes de diabetes gestacional.
A partir daí, desenvolve-se uma terapia combinada de dieta e exercícios individualizada.
Entre as ferramentas que podem ajudar nessa meta, há medicamentos que favorecem a perda de peso e melhoram a resistência insulinica , como a metformina , o orlistate e a liraglutida, já disponíveis no mercado brasileiro.
Destaca- se também que, a cada kilo de peso perdido, há uma redução de 16 % do risco anual no desenvolvimento no diabetes tipo 2.
Se não há cura para o diabetes, lembre -se: prevenir é a melhor estratégia!