Desvio de Septo e Cirurgia de Amígdalas
O septo nasal é como se fosse uma “parede” que divide a narina direita e a esquerda, essa estrutura pode apresentar deformidade ou desvio, que causa a obstrução do ar. A Septoplastia é a cirurgia que corrige essa deformidade, reposicionando e centralizando o septo nasal.
Segundo estatísticas, o desvio do septo nasal está presente em 85% das pessoas em diferentes graus de severidade. Para amenizar o problema é comum que pessoas façam uso de descongestionantes nasais para desobstruir a passagem do ar, mas é preciso cuidado com o excesso deste medicamento.
É importante ressaltar que nem todas as pessoas com desvio septal necessitam de cirurgia, isto depende do grau do desvio e principalmente dos sintomas apresentados. A intervenção cirúrgica é feita quando o desvio causa obstrução nasal importante (nariz entupido), infecções nos seios paranasais (sinusites), cefaleia (dor de cabeça) ronco e apneia do sono. O ideal é que o processo cirúrgico ocorra após os 16 anos de idade, quando está encerrada a fase de crescimento septal.
A amigdalite é outra patologia tratada por otorrinolaringologista, ela é causada por uma infecção viral, mas pode resultar de uma infecção bacteriana. Os sintomas incluem dor de garganta, dificuldade em engolir e sensibilidade nos gânglios linfáticos, febre, rouquidão, dor de cabeça e pus nas amígdalas. O tratamento é feito com medicamento, cuidados domiciliares ou intervenção cirúrgica.
A cirurgia de amígdalas combate a amigdalite - inflamação e inchaço das amígdalas – e também o aumento do tamanho das amígdalas, conhecido como hipertrofia, que pode desencadear problemas de respiração, alterações na face, no sono, na deglutição ou na fala. A cirurgia de amígdalas é indicada quando há pelo menos três infecções ao ano de amigdalites, também é avaliado a quantidade e a intensidade das ocorrências, pois não há um exame laboratorial para diagnosticar o problema.
A intervenção cirúrgica é recomendada para o alívio dos sintomas do paciente. A retirada das amígdalas e a correção de desvio no septo nasal têm apresentado resultados satisfatórios que melhoram significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
A cirurgia de amígdalas combate a amigdalite - inflamação e inchaço das amígdalas – e também o aumento do tamanho das amídalas, conhecido como hipertrofia, que pode desencadear problemas de respiração, alterações na face, no sono, na deglutição ou na fala.