Dermatologista João Roberto Antonio lança autobiografia
Livro traz lembranças, fotos e documentos da vida do médico e da história de Rio Preto
SERVIÇO
O Lançamento do Livro:
“João Roberto Antonio: Histórias e Memórias” foi realizado no dia 21 de Agosto de 2019, no Espaço Algodoeira em São José do Rio Preto/SP.
Na ocasião compareceram autoridades da nossa cidade, bem como médicos de renome em Rio Preto e região.
O dermatologista Dr. João Roberto Antonio lança na próxima quarta-feira, dia 21, sua autobiografia. O livro “João Roberto Antonio: Histórias e Memórias” trazem lembranças e fatos ocorridos ao longo dos 81 anos de vida do médico sendo 61 deles dedicados à dermatologia. O lançamento será na Algodoeira, em São José do Rio Preto, a partir das 19h30.
O livro tem 264 páginas e mais de 80 fotos e documentos, além de depoimentos de familiares, colegas de profissão e colaboradores que ajudaram a construir a história da Medicina na cidade. Detalhes sobre o primeiro vestibular da Famerp, histórias ocorridas nos primórdios do Hospital de Base e momentos tristes e felizes vividos com pacientes fazem parte da obra.
Dr. João Roberto também mergulha no passado buscando lembranças saborosas da infância quando pegava areia das margens do córrego Borá para a mãe lavar as panelas, em área de chácaras onde hoje é a Avenida Bady Bassitt. Nas páginas o leitor também vai encontrar momentos da vida da família dele, que veio do Líbano, revelando costumes e a cultura da época. Outro ponto interessante é a jornada conjunta com a esposa Cidinha Cury Antonio que rende páginas de leitura curiosa mostrando como o destino uniu o casal. A participação dos filhos na engrenagem profissional da família é formidável.
O dermatologista diz que o livro festeja momentos importantes da vida dele. “Completo neste ano 55 anos de formado e, com mais seis anos de faculdade, já faz 61 anos que iniciei meus estudos na Medicina. Vestibular, entrada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, muitas coisas novas, sonhos, ilusões, desilusões. São lembranças de grandes e pequenos fatos, que antes estavam guardados apenas na minha memória e agora vou compartilhar com amigos”, diz Dr. João Roberto.
O médico que nasceu em Catanduva mas mudou-se para Rio Preto com a família ainda na infância é um dos mais importantes dermatologistas brasileiros com projeção também no exterior. No início da carreira, fez estágio na Universidade de Harvad, nos Estados Unidos, e participou de encontro com o ex-presidente americano John F. Kennedy. Também foi reconhecido e homenageado como Mestre da Dermatologia na América Latina e é membro das Academias, Americana e Européia, de Dermatologia.
Dr. João Roberto é um dos fundadores da Famerp e teve forte atuação no Hospital de Base. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da regional paulista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). É autor de mais de 2.000 artigos científicos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, além de ser coautor do livro sobre 100 anos da dermatologia no Brasil.
O livro “João Roberto Antonio: Histórias e Memórias” tem coautoria da jornalista Cecília Demian que realizou dezenas de entrevistas com pessoas importantes na vida do médico: “O livro é fundamental para a história da medicina dermatológica da cidade. O pai desta especialidade, o construtor desse serviço em Rio Preto, é o dr. João Roberto. A ele, todas as honras da comunidade e desta jornalista que acompanha sua carreira desde os anos 80. Foram meses de puro deleite entrevistá-lo e ouvi-lo contar em tom professoral toda a sua vida acadêmica, familiar, médica e associativa. Momentos em que choramos e rimos juntos e eu voltava para casa enlevada com essa figura digna. JRA é um homem digno. Essas pessoas nos fazem bem. Vida longa, JRA!
Deodoro Moreira, editor do livro que sai pela Editora Serifa, diz que a publicação ajuda a documentar a história da cidade. “Essa obra vai preservar para a posteridade a memória de um personagem fundamental para a Medicina de Rio Preto. Com a sua história de vida, Dr. João Roberto Antonio projetou a dermatologia de Rio Preto para o Brasil e para o mundo”, diz o editor.