DNA e dieta tem tudo a ver!
O sequenciamento completo do genoma humano a partir do projeto genoma (PGH) tem nos permitido o estudo mais aprofundado dos genes e suas funções. Resultados do PGH possibilitaram a identificação de variações na sequência de nucleotídeos do DNA entre indivíduos, o que permite observar a diferença nas respostas diante de fatores como alimentação.
A nutrigenética estuda os efeitos dessas variações, em relação aos padrões alimentares. Seus resultados podem ser utilizados nas formulações cada vez mais individualizadas das recomendações de ingestão de nutrientes e com informações específicas, de acordo com o perfil genético, ou seja, a dieta do vizinho não é a mais indicada para você, por exemplo sua amiga(o) faz a dieta Low Carb e você faz igual, mas não obtém resultado. Isso pode se dar pela sua capacidade de metabolização dos lipídios ou dos carboidratos, sendo uma baixa e a outra média ou alta respectivamente.
Para avaliação genética, é realizado exame simples e indolor com saliva ou células da mucosa bucal, onde são sequenciados os genes e avaliados os polimorfismos (mudança na sequência genética) que é a variação fenotípica, por exemplo, do gene FTO, um dos mais de 30 genes relacionados à obesidade. Podemos observar, também, a capacidade de metabolização dos Macronutrientes Carboidratos, Proteínas e Lipídeos, sensibilidades alimentares (Ex: lactose, glúten, sódio, cafeína, níquel, álcool), predisposição a doenças crônico-degenerativas (Ex: hipercolesterolemia, síndrome metabólica), capacidade de detoxificação (capacidade do organismo em desintoxicar). Esse exame é preditivo, ou seja, você pode apresentar o polimorfismo, porém ele estar adormecido. Conseguimos isso através da nutrigenômica, que é a capacidade de compostos bioativos e nutrientes, principalmente de interferirem nos nossos genes.
Podemos e devemos usar a genética a nosso favor, o que eu tenho, não necessariamente é o que eu sou!!! O ambiente e a forma como vivemos irá melhorar ou piorar a nossa saúde, não é porque nossos pais desenvolveram determinadas condições que iremos desenvolvê-la.