Dúvidas sobre a prótese de Mama? Entenda...
Está pensando em colocar próteses? Pois saiba que essa é uma vontade muito comum. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revelam que o implante de prótese de mama ocupa o 2º lugar no ranking das cirurgias plásticas no Brasil, ficando atrás apenas da lipoaspiração.
“O dado reflete o aperfeiçoamento das técnicas e próteses, que proporcionam resultados mais satisfatórios e recuperação mais rápida no pós-cirúrgico”, explica o cirurgião plástico Rodrigo M. Antoniassi, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que esclareceu algumas dúvidas comuns sobre o assunto:
• Quando é indicada a prótese de mama?
Dr. Rodrigo Antoniassi: A cirurgia é indicada para pacientes que desejam aumentar o tamanho das mamas ou para casos em que houve o comprometimento da sustentação e firmeza das mamas, como as mulheres que perderam muito peso ou que gravidez alterou o formato dos seios. Também é indicada em casos de assimetria da mama.
• Onde é colocado o silicone?
Dr. Rodrigo Antoniassi: Existem dois lugares em que o silicone pode ser introduzido. Na primeira opção, a prótese é colocada entre o tecido mamário e o músculo peitoral, isso facilita a cirurgia e causa menos dor para a paciente após a operação. Já na segunda opção, a prótese é colocada por baixo do músculo, considerada um pouco mais sofisticada, pois o cirurgião plástico precisa chegar até o músculo para alojar a prótese, o que deixa o resultado um pouco mais natural.
• Qual o tamanho de prótese que devo colocar? Tem como fazer uma simulação?
Dr. Rodrigo Antoniassi: O tamanho da prótese é uma decisão que depende de fatores como a intenção da paciente, formato do corpo e outros pontos que o cirurgião deve avaliar. No nosso serviço temos um software que nos auxilia bastante nesta escolha, pois através de uma simulação com a foto da paciente ele possibilita a visualização de um resultado aproximado antes mesmo de a cirurgia ser realizada, o que contribui com a escolha do tamanho da prótese.
• A cirurgia é demorada?
Dr. Rodrigo Antoniassi: Depende de cada caso. Mas, normalmente, a intervenção não ultrapassa três horas. Já a internação pode variar de 12 a 24 horas.
• E a recuperação é tranquila?
Dr. Rodrigo Antoniassi: Geralmente sim. Mas demora no mínimo uma semana, quando a paciente pode ser liberada para voltar ao trabalho, com algumas restrições.
• Depois de quanto tempo a prótese deve ser substituída?
Dr. Rodrigo Antoniassi: Não há regra nem prazo de validade fixos. Uma prótese de boa qualidade pode ser mantida por mais de 15 anos.