Curtindo a bike sem dor
Com a pandemia de covid-19 e as restrições às academias e atividades coletivas a bike tornou-se uma alternativa saudável e divertida. No entanto, devemos nos atentar á possíveis lesões
Junto com o início ou o aumento de carga numa modalidade esportiva nova chegam as dores. Vamos dar dicas para evitar as dores mais comuns em quem pedala.
Dores na frente dos joelhos
Esta é uma das reclamações mais comuns entre ciclistas: dores na parte da frente dos joelhos. E a razão é muito comum também: selim baixo.
Quando o selim está mais baixo do que a altura ideal, a pressão exercida na parte anterior do joelho é maior. E como fazemos movimentos repetitivos ao pedalar, este esforço localizado resulta em dores, que é o primeiro aviso de que algo está errado com nosso corpo
Dores na parte de trás dos joelhos
As razões para sentirmos dores na parte de trás dos joelhos é exatamente o oposto das razões das dores na frente dos joelhos. Estas podem ser a altura do selim que pode estar acima do ideal.
Neste caso, a perna precisa se esticar mais do que o ideal para um ciclo de pedalada. O fato de o pé ter que trabalhar para compensar a falta de estabilidade da perna esticada demais pode ajudar a agravar as dores.
Dores nas laterais dos joelhos
Dores nas laterais dos joelhos estão ligadas diretamente com o alinhamento e posicionamento dos taquinhos dos pedais clip. Se os taquinhos estão em bom estado e perfeitamente alinhados, o problema provavelmente seja a angulação lateral dos seus pés. Para resolver este problema, existem placas com diversas alturas diferentes que são instaladas ente o taquinho e a sapatilha.
Outra razão bem comum, que aliás é algo que todos nós sofremos, é simplesmente o fato de não termos as nossas pernas com o mesmo comprimento.
Para compensar a pedalada com uma perna maior que outra, nós acabamos por ficar um pouco torto quando sentados no selim da bicicleta. Quando sentamos de forma desalinhada, a pélvis força os joelhos a trabalharem de forma diferente. Um acaba sendo forçado de forma errada e as dores serão certas.
Curtam o pedal sem dor e qualquer dúvida procure seu médico de confiança.