Cuidando dos olhos durante o verão.
Durante o verão e as férias é comum ocorrer grande mudança na rotina da população. Novas atividades, mais sol, piscina, prática esportiva e mudança alimentar são apenas alguns exemplos. No entanto, essa nova realidade pode estar associada a alguns riscos ou prejuízos, inclusive relacionados à visão.
Uma alteração importante é a maior exposição solar, por isso não devemos nos esquecer de nos protegermos das radiações. O principal alvo e mais comumente lembrado é nossa pele, mas também os olhos devem receber atenção especial. As radiações solares podem estar associadas a diversas doenças, entre elas Degenerações retinianas, Catarata mais precoce, Tumores de superfície ocular, entre outras. Assim, o uso de óculos escuros deixa de ser somente um acessório de moda para ter um papel de prevenção de patologias.
Também devemos nos lembrar que nessa época do ano o uso de piscinas aumenta significativamente. Isso pode gerar agressões aos olhos, seja pela exposição excessiva a cloro e outros agentes químicos, ou pelo risco de contrair infecções. Estas podem ser desde leves, como conjuntivites ou ressecamento da superfície ocular, ou podem ser mais severas como úlceras de córnea, particularmente entre usuários de lentes de contato.
Nessa estação aumenta também a frequência de atividades ao ar livre e práticas esportivas, consequentemente há maior probabilidade de lesões traumáticas. Podem ocorrer desde traumas leves que causam apenas desconforto e dor, traumas mais graves com perfurações, ou alterações secundárias perigosas, como descolamentos de retina ou uveítes.
Somado a esses fatores, há ainda o fato de aumentar muito a automedicação por parte dos pacientes. Negligenciar lesões ou sintomas, associado ao fato de muitas vezes eles ocorrerem em viagens e em situações nas quais o acesso a atendimento médico está mais difícil, podem resultar em atrasos ao diagnóstico e início do tratamento. Todos esses cenários podem contribuir para maior gravidade dos quadros e potencializar possíveis sequelas.
Dessa forma, é importante lembrar que mesmo em situações de relaxamento e lazer, devemos manter a atenção com a saúde ocular e assim evitar patologias ou sequelas que podem prejudicar o desempenho visual por toda a vida.