Cuidados com a Pele no Inverno
Dicas para manter a pele hidratada:
• Beba no mínimo 2 litros de água;
• Evite banhos quentes e muito demorados; evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;
• Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme;
• Se sua pele for oleosa e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil- -free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax);
• Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras;
• Use filtro solar diariamente.
Durante o inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomar banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Algumas doenças podem aparecer ou piorar por causa disso, entre elas, a dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase e ictiose.
Para evitar o ressecamento da pele é importante fazer hidratações profundas e, além disso, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, pode trazer benefícios em longo prazo.
Manter a ingestão de água é extremamente importante para a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.
Nesta época do ano, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Portanto, o uso de filtro solar nessa época também é fundamental.
O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings químicos, luz intensa pulsada, depilação a laser, microdermoabrasão, laser fracionado, entre outros.
Procure sempre um médico especialista.