Cuidados Odontológicos na Gravidez
A gravidez é um momento único e muito importante na vida de uma mulher. Por isso, alguns cuidados e alertas são precisos com a saúde bucal da futura mamãe.
Durante a gestação é normal o aparecimento de gengivite e hiperplasia gengival, isso porque a alteração hormonal gera uma inflamação do tecido gengival causando sangramento e desconforto. Ha estudos que comprovam uma relação entre a gengivite e partos pré-maturos devido à presença de bactérias na região da gengiva, e por estar em intimo contanto com todo o organismo, a mamãe pode entrar em trabalho de parto antes mesmo do tempo estimado para o nascimento do bebê.
Essas situações de desconforto na região gengival e riscos para um parto pré-maturo podem ser controlado e evitado durante visitas periódicas ao cirurgião-dentista.
Por isso, é extremamente importante a prevenção e tratamentos de doenças já existentes para que não se agravem durante o período de gestação.
Desmistificando aquela informação que gravida não pode receber anestesia durante o período da gravidez, sim, a futura mamãe pode e deve ser anestesiada em casos indicados e a partir do 1* trimestre de gestação. Não são indicados procedimentos que podem e devem ser aguardados apos o nascimento do bebe, desde que a paciente esteja bem e sem nenhuma infecção ou inflamação.
Fazer profilaxia para remoção de tártaros e placas bacterianas no período indicado pelo seu cirurgião-dentista é ainda a melhor forma de prevenção. Deve-se sempre lembrar que a saúde começa pela boca!