Cremes Dentais com flúor em crianças: Usar ou Não Usar?
O flúor é um agente terapêutico muito importante no controle da doença cárie. Seu uso deve ser racional, pois sua ingestão em quantidades acima da recomendada pode causar problemas.
Indicamos a pasta com flúor acima de 1000 ppm (encontramos sempre essa informação na embalagem) a partir do primeiro dentinho dos bebês.
A quantidade de pasta vai variar de acordo com a idade: bebês de 0 a 2 anos devem usar a quantidade de meio grão de arroz cru, de 2 a 5 anos deve ser de 1 grão de arroz cru, e acima de 5 anos (para crianças que já sabem cuspir) a quantidade deve corresponder a 1 grão de ervilha cru.
O uso da pasta fluoretada tem 2 ações: preventiva (prevenindo desenvolvimento de lesões) e terapêutico (remineralizando manchas brancas ativas).
Uma pesquisa feita avaliou a frequência de exposição à sacarose em crianças que usavam e que não usavam dentifrício fluoretado 2x ao dia. Foi visto que crianças que usavam suportavam o dobro de exposição de sacarose do que as que não usavam. Ou seja, crianças que não usavam pasta com flúor estavam muito mais propensas a ter à doença cárie.
Portanto, baseado em evidências científicas, defendo e indico o uso de cremes dentais com flúor a partir do primeiro dentinho.
Seu filho ainda não foi ao odontopediatra? Procure profissionais especializados e atualizados sempre!