Corpo e mente potencializando produtividade
Dentro da empresa: cobrança por alta produtividade e qualidade do serviço, projetos, prazos, reuniões, horas a fio sentado, muitas vezes na frente do computador ou com o telefone entre o ombro e a orelha, outras vezes as duas coisas ao mesmo tempo. Lá fora, centenas de motoristas sentados atrás do volante esperando, pacientemente ou não, o trânsito fluir. As buzinas e ruído de motores parecem fazer o ar, cheio de monóxido de carbono, ainda mais pesado.
Após um dia de trabalho, tudo o que se quer é chegar em casa e relaxar, curtir os filhos ou aproveitar da companhia de pessoas queridas, mas para a muitas pessoas isso tem estado longe de acontecer. O cansaço e o estresse dessas rotinas, as dores pelos longos períodos em posturas inadequadas, acabam por afetar diretamente tanto a produtividade no trabalho quanto o tempo que se passa fora dele.
Há quase um século, Joseph Pilates imaginou em meio à desordem da I Guerra Mundial, uma forma de alongar o corpo e tendo como base a respiração, a concentração e o controle, dar paz à mente. Ele conseguiu criar uma técnica que restaura o equilíbrio reduzindo o estresse ao mesmo tempo em que alinha a postura. Um oásis de paz em meio ao caos. Se o Sr. Pilates acordasse hoje e visse como o homem está vivendo cada vez mais tecnológico e desconectado do próprio corpo ficaria chocado e diria que estamos precisando cada vez mais do Método que ele criou.
Quando idealizou a Contrologia, técnica que hoje o homenageia com seu nome, criou um modo de vida onde a harmonia entre corpo e mente funciona de forma holística. Sem restrições de idade ou sexo, as séries de exercícios propiciam um controle sobre o corpo por meio do estímulo a determinados grupos de músculos, obedecendo a ritmos respiratórios que aliviam a tensão e estimulam a circulação, combatendo o estresse e a ansiedade.
Ao realinhar a coluna não acontece apenas um conforto físico, mas também mental de um relaxamento profundo. O fortalecimento abdominal e o alongamento reabilitam patologias de uma forma natural e prolongada.
O estresse causado pelo trânsito ou a ansiedade do dia a dia provocam uma forma de respirar muito diferente da normal. O Método ensina a respirar novamente. Ao trabalhar o conjunto de músculos que Joseph Pilates chamou de “Power house”, a estabilidade do corpo é restaurada, reduzindo a tensão na musculatura acessória dos ombros e do pescoço, melhorando a sustentação lombar e pélvica. A consciência corporal melhora a postura e previne lesões tanto quanto reduz o impacto negativo de uma vida em um grande centro urbano, por exemplo.
A concentração conseguida com os movimentos corretos propicia o perfeito controle da mente sobre o corpo não apenas na hora dos exercícios, mas durante todo o dia, nas mais variadas situações. O resultado disso tudo é um corpo energizado e com maior capacidade de tolerar as rotinas diárias.
Mais do que uma técnica, Pilates criou uma filosofia de vida que atravessa os anos cada vez mais necessários ao equilíbrio do ser humano. Uma forma de ser e viver, naturalmente saudável e em perfeita harmonia.
Nos dias de hoje, Pilates é um recurso ideal para quem busca aumentar sua produtividade e ter qualidade de vida para desfrutar seus momentos.