Como o idoso pode manter seu coração em forma?
Envelhecer, sonho de todos, e isto é a simples consequência de não morrer.
Mas isso só não basta, devemos viver com qualidade nosso grande ideal. Como já diz o ditado, “adicionar mais vida aos anos e não somente, mais anos a vida!” Velhice não é doença, mas exige cuidados próprios para se Envelhecer Bem.
O ser humano está vivendo mais, mas que vida vem levando? Quais doenças que mais o atingem e mais o matam?
A resposta é: Doenças cardiovasculares. Que são doenças do coração ou das artérias, comumente conhecidas como infarto, anginas, acidente vascular cerebral, o AVC ou “derrame”, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, tromboses, doenças das valvas do coração, aneurismas da aorta, entre outras.
Sabe- se que 55% das mortes no mundo ocidental são de causas cardiovasculares e não pensem que só os homens são acometidos, as mulheres também morrem mais de doenças do coração .
Assim, surge uma nova preocupação e uma nova especialidade, a cardiologia do idoso. A velhice é uma etapa da vida com características e valores próprios. Ocorrem modificações na estrutura orgânica, no metabolismo, no equilíbrio bioquímico, na imunidade, na absorção dos nutrientes, nas funções intelectuais e emocionais. O cardiologista do idoso deve ter conhecimento profundo dessas alterações e não só da cardiologia em geral.
O coração e as artérias também envelhecem, perdem sua elasticidade e há uma diminuição das funções, levando a quadros de fraqueza generalizada, falta de capacidade para locomoção, para prática das atividades diárias e também diminuição das funções cerebrais, levando a quadros de tonturas, esquecimento e desânimo.
Cabe ao especialista, saber dessas alterações corriqueiras aos idosos, pois não basta tratar a doença em si, se o organismo não tiver condições de reagir para a cura ou pelo menos para a melhora. Sob está nova visão, a boa notícia é que temos como minimizar ou prevenir muitas dessas perdas.
Além de consultas ao cardiologista do idoso, as principais formas de prevenção desses males e de retardarmos o processo de envelhecimento seriam evitar a obesidade, atividade física, não fumar, ter dieta saudável, controlar a hipertensão arterial, diabetes e procurar controlar o estresse, este um grande mal dos nossos tempos atuais.
As deficiências do organismo já idoso, juntamente com as doenças cardiovasculares, aparecem vagarosamente e não têm sintomas no início. Para não termos esses sustos, fica aqui a nossa dica, vale sempre a Prevenção!!