Como diferenciar dor Aguda e dor Crônica
A dor é um sintoma que pode indicar que algo está errado no organismo. É um sinal de ALERTA para a sua saúde! Saiba a diferença entre a dor aguda e a dor crônica. A dor é uma experiência subjetiva, individualizada, pois cada pessoa a interpreta de modo diferente e de acordo com lesões prévias.
É desagradável, sensorial e emocional, associada a uma lesão ou uma potencial lesão.
A dor aguda não costuma durar muito e indica a ocorrência de algum ferimento ou machucado específico no corpo. Embora apareça de repente, ela é de fácil identificação e desaparece logo que sua causa é tratada, como no caso de ferimentos e dor de dente, em que o tratamento costuma ser menos complexo e, geralmente, não necessita de um acompanhamento mais prolongado.
Já a dor crônica é a dor que persiste por mais de 3 meses e pode levar anos, interferindo diretamente no seu cotidiano. Algumas doenças são caracterizadas pela dor crônica, como fibromialgia, dor lombar, dor cervical ou dor articular (principalmente, no joelho), por conta de desgastes de cartilagem.
Lembre-se: priorizar a sua saúde não é egoísmo e, sim, um investimento na sua qualidade de vida. Não espere seu quadro se agravar e comprometer ainda mais sua rotina. Busque por ajuda nos primeiros sinais!
Com acompanhamento médico é possível identificar a origem exata da sua dor e fazer o tratamento correto.