Comece o ano ouvindo bem
De acordo com dados do Censo 2010 mais de 46 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência auditiva, porém estimasse que esse número seja maior, pois muitas dificuldades não são percebidas ou são negadas. A não aceitação origina a falta de tratamento, o que pode agravar a frustração de não ouvir e levar ao isolamento.
Em média uma pessoa demora 7 anos da percepção dos primeiros sintomas de perda auditiva a adaptação de um aparelho auditivo. Este tempo pode agravar a sua dificuldade em processar o som, gerar problemas nos relacionamentos socias, piorar o estresse, levar a dificuldades de memória e até depressão.
A deficiência auditiva está entre as três doenças mais comuns na terceira idade. O nome da perda auditiva em função do processo de envelhecimento é Presbiacusia. As pessoas com presbiacusia apresentam diminuição da sensibilidade auditiva e redução na inteligibilidade da fala comprometendo a comunicação verbal. Porém existem outras doenças e outros fatores que podem causar perda auditiva antes dos 60 anos e também devemos ficar atentos.
Quais os primeiros sintomas da perda auditiva e o que devo fazer quando percebê-los?
Zumbido nos ouvidos, dificuldade para entender a fala, pedir para repetir várias vezes, dificuldade para entender em ambientes com barulho, aumentar o volume da tv, incomodo com barulhos fortes, precisar olhar para a boca do seu interlocutor, isolamento social, aumentar a intensidade da própria voz, são alguns dos sintomas da perda auditiva.
Ao perceber algum desses sintomas o primeiro passo é procurar um médico otorrinolaringologista para o diagnóstico da perda auditiva e indicação do tratamento adequado.
Já tenho uma indicação para uso de aparelho auditivo, e agora?
O fonoaudiólogo que trabalha com aparelhos auditivos é a pessoa indicada para te ajudar a escolher o modelo e tecnologia mais adequada a sua perda auditiva e ao seu dia-a-dia.
Na AUDIOVITA trabalhamos com marcas de aparelhos auditivos que fornecem um portfólio completo para todas as necessidades. Os aparelhos tem design bonito e confortável, podem ser discretos e invisíveis, possuem conectividade com telefones celulares, tv e microfones remotos, são resistentes a umidade e poeira e, o mais importante, excelente qualidade sonora. Com diversos recursos de processamento sonoro os aparelhos se adequam a todos os estilos de vida. É possível entender a fala com clareza, mesmo em ambientes ruidosos sem se preocupar com aqueles apitos desagradáveis. Se você tem zumbido, os aparelhos possuem recursos específicos para cada caso.
Quanto antes você voltar a ouvir mais fácil será a adaptação e mais fácil será a sua vida!