Colágeno Prevenção e Tratamento do Envelhecimento
O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele e, teoricamente, é produzido naturalmente pelo corpo. Uma de suas principais funções é formar as fibras que dão sustentação à pele, ajudando, inclusive, a adiar o envelhecimento precoce.
Graças ao colágeno, sua beleza recebe outros benefícios como fortalecimento de unhas frágeis, resistência, espessura, crescimento e brilho aos cabelos, pele com mais tônus, hidratação e, ainda, contribui para a redução da flacidez.
Contudo, pesquisas mostram que, a partir dos 30 anos, mesmo com uma alimentação balanceada, há uma perda anual de colágeno, em torno de 1%. Dos 50 anos em diante, a queda é bem mais drástica, a produção de colágeno cai para apenas 35%, em média. Assim, uma forma de “recuperar” esse colágeno perdido é estimular sua produção através de tratamentos com lasers, por exemplo, como também por meio de medicamentos, os chamados nutracêuticos.
Com relação aos procedimentos, que podem ser feitos por uma dermatologista associada à Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais disponíveis são o Laser de CO2 fracionado, os Lasers fracionados ablativos e não ablativos, Q-switched laser e a Luz Intensa Pulsada, com efeitos além do estímulo da produção de colágeno, suavizando as marcas de expressão e as manchinhas e trazendo o tão desejado efeito jovem.
Já os nutracêuticos são uma tendência que promove o tratamento de “dentro para fora”, com o uso de suplementos baseados em substâncias que se apresentam em um meio termo entre comida e remédio, entre nutriente e medicamento, com capacidade nutricional para proporcionar muitos benefícios à saúde. Também chamadas de “cápsulas da beleza”, vão atuar diretamente na beleza, tonicidade e saúde da pele, provocando a regeneração celular, estímulo à produção de colágeno, ação contra os radicais livres que provocam o envelhecimento da pele, entre outros benefícios.
Lembrando sempre que a consulta com uma dermatologista é fundamental para uma avaliação mais completa e, somente, uma especialista poderá lhe orientar sobre os tratamentos mais indicados para o seu caso.