Clareamento Dental tudo o que Você sempre quis saber, sem modismos, sem milagres
Nunca se viu tantas receitas “milagrosas” para clarear os dentes como nos últimos tempos. Anônimos e famosos divulgam nas mídias sociais diversas técnicas que supostamente branqueiam os dentes. Os ingredientes vão desde cúrcuma, juá e óleo de coco, até carvão mineral e o bicabornato de sódio em casa.
Mas, será mesmo que o clareamento dental pode ser tão facilmente substituído? É claro que não! O que acontece é que a maioria dos produtos indicados como branqueadores naturais ou de manipulação caseira tem em sua composição, agentes abrasivos (alguns cremes dentais, por exemplo) que atuam como uma espécie de esfoliante, ou seja, o que se obtém é uma remoção da placa bacteriana que causa uma “falsa sensação de branqueamento” imediato, como uma maquiagem, ou seja, é temporário. O problema maior é que substâncias que não tem nenhum respaldo científico colocam em risco sua saúde bucal, causando desde alterações no esmalte até problemas mais graves como retração gengival ou outros efeitos colaterais. Da mesma forma produtos adquiridos em farmácias e drogarias sem a prescrição de um cirurgião-dentista, podem provocar sérios danos aos dentes.
Clareamento dental com segurança e de qualidade é realizado por cirurgiões-dentistas, nos consultórios, onde será avaliada a melhor forma de aplicação, e as substâncias utilizadas podem ser peróxido de hidrogênio ou carbamida. O clareamento é indicado para quem possui os dentes amarelados, manchados ou simplesmente para quem deseja melhorar e uniformizar a cor dos dentes, aumentando a autoestima para sorrir com confiança.
O resultado pode durar meses ou anos, dependendo dos hábitos e fatores biológicos de cada pessoa. É necessário evitar o consumo exagerado de café, chás, vinho e refrigerantes, pois contribuem para uma menor durabilidade e resultado. Para fumantes, o ideal é abandonar o cigarro para usufruir os benefícios do tratamento. Lembrando que o tempo é um fator natural para o escurecimento dos dentes por causa do acúmulo de pigmentos amarelados na dentina. Em alguns casos, é muito comum ocorrerem uma leve sensibilidade nos dentes, contudo, tudo dependerá do produto utilizado e do correto planejamento do tratamento.
Nos casos mais complexos de desgastes ou manchas muito profundas, as lentes de contato dentais é o tratamento mais indicado. As lentes são finíssimas lâminas de porcelana que são instaladas na frente dos dentes, criando um sorriso incrível com alinhamento natural da cor, dentes proporcionais com uma aparência jovem e saudável, sem parecer artificial, por meio de uma minuciosa análise de cor com várias opções de tons claros para atingir o efeito desejado. Um sonho, não é mesmo?
O que não podemos esquecer é que a odontologia possui os meios científicos adequados para deixar seu sorriso mais branco, com segurança, tecnologia e sem falsas promessas, garantindo estética de qualidade.