Cirurgia robótica para Bariátrica
A cirurgia robótica para obesidade já é uma realidade para os moradores da região de São José do Rio Preto. Considerada mais uma evolução para os pacientes que precisam ser submetidos a uma cirurgia bariátrica, ela apresenta algumas vantagens em relação à cirurgia feita por videolaparoscopia, que foi uma grande mudança em relação à cirurgia aberta, feita através de um corte na parede abdominal.
A cirurgia bariátrica não representa apenas uma forma de perder peso, mas também de ganhar saúde. Após os primeiros meses, diversos benefícios verificados no paciente, que impactam diretamente a qualidade de vida.
A obesidade é definida como o acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo considerada uma pessoa obesa quando a mesma apresenta um índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2. Atualmente é considerada uma epidemia mundial.
Os obesos graus I com IMC entre 30 e 35 kg/2 terão indicação de tratamento cirúrgico quando apresentarem síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2 de difícil controle apesar de tratamento clínico utilizado (cirurgia metabólica ou cirurgia do diabetes).
A cirurgia bariátrica realizada com o auxílio do robo, tem como um dos seus principais pontos positivos a precisão dos movimentos aplicados.
O robô não faz nada sozinho. Qualquer movimento realizado por ele é feito pelo cirurgião que o controla de um console.
Esse tipo de operação tem diversas vantagens em relação à cirurgia aberta convencional, como visão estável, em três dimensões, aumentada em 15 vezes. Observa-se também maior liberdade e extrema precisão dos movimentos, que são realizados por um braço articulado.
O resultado é um pós-operatório com menos dores, inchaços e sangramentos, já que os cortes nesse tipo de procedimento são muito mais precisos e menores.