Cirurgia plástica reconstrutiva.
A cirurgia plástica reconstrutiva pode envolver procedimentos simples, como o tratamento para cicatrizes, ou mais complexos, como a reconstrução de traços faciais e outras partes do corpo em locais afetados por lesões de pele e tumores benignos ou malignos. Quando o câncer é retirado de algumas partes do corpo, a reconstrução auxilia na restauração de uma aparência natural, buscando o melhor resultado estético-funcional.
O objetivo da cirurgia não é apenas garantir que o câncer seja tratado, mas também estabelecer uma melhor qualidade de vida para o paciente. A restauração devolve a forma e a função, mais próximas do normal para as áreas afetadas pelo câncer.
Nem todas as lesões de pele exigem retiradas cirúrgicas. Após uma avaliação completa do caso e uma conversa com o paciente sobre as possíveis condutas, que variam desde o simples acompanhamento regular, podendo passar por tratamentos não cirúrgico e, se necessário, chegar até à cirurgia de reconstrução.
Dentre as lesões benignas comuns, estão as manchas, nevos (lesões pigmentadas com ou sem relevo), calosidades, cistos sebáceos, lipomas e lesões vasculares (hemangiomas). Já as lesões malignas, são os tumores cutâneos, carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. Esses tipos de tumores são comuns em pacientes que sofreram exposição solar intensa sem proteção do protetor solar ao longo da vida, sobretudo pessoas de pele clara.
A cirurgia é indicada para todas as idades e a cicatriz no local da lesão se torna discreta com o passar dos meses. Os pacientes podem retornar às atividades dentro de alguns dias, na maioria dos casos. Vale ressaltar que se você tem alguma lesão suspeita na pele é necessário procurar um especialista. O diagnóstico precoce é muito importante quando se trata de câncer de pele, aumentando as chances de cura. Além disso, o tratamento das lesões pré-malignas – origem ao câncer de pele – ajuda a preveni-lo.
De qualquer forma, procure sempre um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, profissional apto a realizar uma avaliação, entender o seu caso e orientar sobre os tratamentos mais indicados para você.