Cirurgia ortognática e a estética facial
Cirurgia Ortognática, é quando se realizam cirurgias no esqueleto craniofacial, envolvendo basicamente a maxila e a mandíbula, visando corrigir deformidades nos ossos da face, por exemplo pacientes retrognatas (apresentam o queixo pequeno) e prognatas (apresentam o queixo grande ou proeminente). São realizadas sempre com a finalidade de uma face funcional e harmônica.
Funcional, significa uma face com mastigação perfeita, mordida estável, com encaixe dentário adequado, realizando sempre o tratamento ortodôntico antes e depois do procedimento, a via respiratória adequada, também é importante ser avaliada, muitos pacientes apresentam estreitamento da mesma, principalmente pacientes com ronco e apneia obstrutiva do sono. A cirurgia para avançar a maxila e a mandíbula apresenta excelentes resultados para casos de apneia moderada e severa. Deformidades nos ossos da face, podem ocasionar estreitamento da via aérea do paciente, sendo o aumento da via aérea uma das finalidades da cirurgia.
Harmônica, significa a face esteticamente adequada; com os ossos da face nas suas posições corretas, podendo realizar em conjunto com outros procedimentos estéticos.
Rinosseptoplastias são cirurgias realizadas no nariz com finalidade estética e também para melhorar a respiração; sempre visando resultado natural. Realizamos, no HIORP, sob anestesia local com sedação realizada pelo médico anestesista especializado em sedação, proporcionando conforto ao paciente e diminuindo os riscos da anestesia geral.
Mentoplastias são cirurgias realizadas no mento (ponta do queixo) com finalidade estética podendo ser realizadas visando aumentar ou diminuir o mento.
Outros procedimentos estéticos como blefaroplastia, ritidoplastias, frontoplastia, lipoaspiração sub-mentoniana, preenchimentos e aplicação de toxina butolínica podem ser indicados dependendo da idade e avaliação de cada caso.