Cirurgia da Sinusite
A cirurgia para rinossinusite (sinusectomia) pode ser considerada o melhor tratamento para a sinusite crônica. Este tipo de sinusite acontece em pessoas que tem um quadro de obstrução nasal associado à secreção nasal constante de longa data podendo apresentar dor de cabeça.
A cirurgia é indicada para pacientes com casos avançados de rinossinusite crônica, como a polipose nasal.O objetivo dessa cirurgia é ampliar ou desobstruir os canais naturais de drenagem dos seios nasais, evitando o acúmulo de secreções que acabam infeccionando e/ou inflamando os seios, gerando uma sinusite.
Na presença de pólipos, que são inflamações mais graves na mucosa nasal, as lesões são ressecadas cirurgicamente e enviadas para análise anatomopatológica.
Na maioria dos casos, a cirurgia é feita para permitir que os medicamentos de uso nasal sejam capazes de chegar até os seios nasais e aliviar a inflamação mais rápido. Então, a cirurgia pode não ser capaz de curar a sinusite, mas ajuda o tratamento médico a aliviar mais rápido os sintomas. Por esse motivo sempre será necessário um acompanhamento detalhado no pós-operatório.
Como a cirurgia é feita?
O cirurgião não precisa fazer qualquer corte na parte externa do nariz, pois são utilizados instrumentos especiais, óticas com câmeras e instrumentos adequados para cirurgia nasal, que entra pelas narinas e permitem que o médico observe o interior do nariz e remova o tecido ou osso inflamado que está obstruindo os canais dos seios nasais. É feita com anestesia geral ou atémesmo com sedação em alguns casos específicos.
Recuperação
Normalmente não temos inchaço na face no pós-operatório, somente leve desconforto próximo ao nariz e pode ter pequenos sangramentos, facilmente controlados.Esses sintomas são comuns nos primeiros dias e podem ser tratados com analgésicos receitados pelo médico.
Não existem cicatrizes associadas a este tipo de cirurgia e a recuperação relativamente rápida, acontecendo entre 1 a 2 semanas.
A maioria dos pacientes já retornam a suas atividades laborais com 1 semana de pós operatório. As atividades físicas são liberadas com 30 dias da cirurgia.