Cirurgia Plástica e Saúde
Quando alguma pessoa pensa em realizar uma cirurgia plástica, seja ela pequena ou extensa, é normal que se fale pouco a respeito da segurança dos procedimentos. Isso visa não afastar o paciente expondo a ele os riscos antes de conquistá-lo com a possibilidade de resultados.
Percebo que cada vez mais as cirurgias estão se tornando apenas produtos. O paciente vai até a clínica, escolhe sua cirurgia em um menu recheado de fotos de antes e depois e saí de lá com a certeza de que realizará um sonho. O marketing exagerado e agressivo, a que muitos pacientes acabam sendo expostos, pode gerar uma falsa impressão mercantilista da medicina.
É natural que, com a facilidade das redes sociais, o paciente busque informações sobre as cirurgias e cirurgiões pela internet e não há nada de errado nisso, inclusive, é algo que deve ser feito com o objetivo de encontrar e escolher um bom profissional. No entanto, é na consulta médica que são colhidos todos os dados que o bom cirurgião Plástico precisa para individualizar todas as nuances de cada caso, alinhando expectativa, realidade e segurança.
Não podemos de maneira alguma pular essas etapas pela segurança do paciente.
Hoje, com uma medicina altamente judicializada, podemos observar que ao longo dos anos aconteceram casos onde a vida de diversos pacientes passou por riscos desnecessários. Não é exequível, nem jamais será, afastar todos os perigos que envolvem as cirurgias, no entanto, é de extrema importância que esses obstáculos sejam enfrentados pelo cirurgião Plástico escolhido da maneira mais segura e controlada possível. Ter a confiança do paciente e se fazer presente durante todo o processo é fundamental para que isso ocorra. Além de tudo, contar com um profissional com formação médica ampla e equipe especializada é algo imprescindível.
Em minha formação como Cirurgião Plástico, tive a oportunidade de tratar de pacientes Grandes Queimados e com isso veio também muito conteúdo referente ao manejo de pacientes graves. Mas é no paciente eletivo, aquele saudável que procura um procedimento basicamente estético, que mora o perigo. Todo processo de cirurgia plástica deve ser seguido com seriedade pela equipe, por isso, exija sempre a presença do cirurgião em todos os momentos e faça um bom pré-operatório. Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas durante a consulta e observar o atendimento, caso perceba que não está recebendo toda atenção que sua saúde merece, procure um outro profissional. Cirurgia plástica e Saúde devem caminhar sempre juntas.