Cirurgia Bariátrica: Qual a melhor técnica para emagrecer?
Evidências científicas mostram que o aumento de peso não ocorre apenas por falta de disciplina, de uma falta de responsabilidade do paciente ou da pessoa.
Muito se fala que a responsabilidade é toda dela, como se ela tivesse realmente vontade e determinação, ela conseguiria emagrecer. No entanto, a obesidade possui efeitos biológicos, metabólicos e, também, genéticos.
Hoje, a obesidade é considerada uma doença crônica e, por isso, existem as técnicas cirúrgicas. E, quando comparamos as duas técnicas cirúrgicas mais modernas, na realidade, ambas são ótimas e proporcionam bons resultados.
O que é necessário pontuar é quanto ao alinhamento das expectativas do paciente, pois cirurgia é mais um instrumento para ajudar ele a emagrecer e não uma finalidade!
Não é porque ele fez uma cirurgia bariátrica por meio do Bypass ou do Sleeve que irá alcançar o peso ideal; A cirurgia colabora para o emagrecimento, mas o paciente precisa seguir as orientações médicas da equipe multidisciplinar: cirurgião, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta.
Sempre falo para todos os nossos pacientes que, para um bom paciente que está disposto a fazer tudo corretamente no pós-operatório, as duas técnicas são excelentes. Mas para aquele paciente que não está disposto a colaborar e fazer a sua parte, nenhuma das duas vai funcionar.
Ambos os procedimentos são muito seguros. No entanto, a Bariátrica Sleeve é uma técnica irreversível. Já o Bypass Gástrico, teoricamente, pode ser revertido. Quando bem indicados, de acordo com o perfil do paciente, tanto um procedimento quanto o outro reduzem a fome, melhoram a saciedade e registram maior porcentagem de perda de peso. Tudo isso em relação a outros procedimentos.
A escolha da técnica cirúrgica deve ser feita de forma individualizada. Por isso, deve-se levar em consideração fatores relacionados ao perfil alimentar do paciente, idade, comorbidades associadas à obesidade, características anatômicas e doenças pré-existentes.
Portanto, não existe uma técnica melhor do que a outra, mas aquela que se adequa para cada caso.
Converse com o Cirurgião Bariátrico de sua confiança para uma avaliação personalizada.