Cardiologia Intervencionista e os avanços nas Cirurgias do Coração!
A Cardiologia Intervencionista é a área da Cardiologia que mais evoluiu na última década. Os procedimentos cardíacos são seguros para serem realizados com alta tecnologia por uma equipe multidisciplinar de especialistas com procedimentos minimamente invasivos, cateteres guiados por fluoroscopia são usados ??com aquisição de imagem permanente.
O que realmente isso significa na prática? A cardiologia intervencionista realiza procedimentos sem a necessidade de cortes. Este método é o cateterismo, que é a inserção de um tubo plástico cateter em uma artéria ou veia, para chegar até o coração e medir pressão dentro das cavidades e oxigenação nas várias câmaras do coração. Também é possível estudar a circulação das artérias que levam sangue ao coração. Com o auxílio de métodos de diagnóstico por imagem, como o Raio-x ou o ultrassom, o médico acompanha a localização do cateter.
A Cardiologia Intervencionista trouxe muitos avanços para as cirurgias do coração. Além de diagnosticar e fazer tratamentos via cateterismo, já existem exames não invasivos que foram validados por essa especialidade. Esse é o caso do ecocardiograma que, atualmente, não necessita mais de cateterismo e faz as mesmas medidas que a hemodinâmica.
Os avanços da cirurgia do coração vem evoluindo com os tratamentos percutâneos que diminuem o tempo de internação e proporcionam tratamentos mais avançados que não eram feitos antigamente.