Cada um aprende no seu ritmo, mas, não se perca no tempo!
Não há nada mais gratificante que vermos uma criança correndo, brincando, saltando, cantando ou falando com um belo sorriso no rosto. Ver o seu filho (a) vir ao seu encontro seja após um dia de trabalho ou mesmo quando vai ao seu encontro na porta da escola ou ainda quando diz a ela que vai levá-la para passear ou à casa dos avós, enfim, não há nada mais gratificante que olhar para uma criança e ver que tudo vai bem com ela, que tudo está acontecendo dentro do esperado, que o seu desenvolvimento está acontecendo como deveria ser, afinal, embora todas as crianças sejam iguais, cada uma aprende no seu tempo e do seu jeito.
Mas, e quando em meio ao nosso dia a dia, nos perdemos dentro do tempo e acreditando que tudo está sob controle, percebemos que algo não está dentro do padrão esperado, dentro da normalidade do tempo de aprender do meu filho (a)?
A primeira infância é a fase mais importante do desenvolvimento de uma criança, pois esse período que se estende desde o nascimento até por volta dos 6 anos de idade é tido como o momento áureo de um ser humano, uma vez que é durante essa fase que o indivíduo constrói sua subjetividade a partir das relações sociais estabelecidas com o outro, principalmente dentro do seu círculo familiar e escolar.
Ter conhecimento das características comuns de desenvolvimento de uma faixa etária é muito importante para que não se perca tempo nem oportunidades para a estimulação adequada da criança, auxiliando no desenvolvimento das habilidades fundamentais que a levarão para uma vida adulta saudável.
Sendo assim, quais são essas habilidades?
Psicomotoras: habilidades que buscam fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do indivíduo, que se tornam primordiais na primeira infância. São elas:
a) Coordenação Motora Fina: são habilidades que preparam para a leitura e a escrita como recortar, picotar, pinçar, pintar, modelar, encaixar, equilibrar peças, entre outras.
b) Coordenação Motora Grossa: desenvolvimento de habilidades como correr, dançar, saltar, andar, agachar, entre outros.
c) Lateralização: através das atividades de coordenação motora grossa e fina, trabalham noções de esquema corporal, reconhecimento corporal explorando os conceitos de direita e esquerda, frente e atrás, em cima e em baixo, subir e descer, esticar e encolher, dentre outros.
d) Orientação espaço-temporal: noções de tempo e espaço como aqui/agora, antes/depois, dia/noite, ontem/hoje/amanhã, entre outros que a criança possa compreender.
Consciência Fonológica e Fala: trata-se de um grupo de habilidade relacionadas à linguagem, ou seja, à capacidade de manipulação dos sons da nossa língua, assim como da percepção dos sons e das palavras grandes ou pequenas e também de frases. O desenvolvimento da linguagem deve ser estimulado desde o nascimento da criança, sendo necessário estar atento a alguns aspectos relacionados à essa habilidade:
* de 1 a 3 meses: Presta atenção aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, faz alguns sons, dá gargalhadas. Observa o rosto, sorri, quando alguém fala com ele.
* de 4 a 11 meses: Procura de onde vem o som. Grita, faz alguns sons como se estivesse conversando e imita sua voz.
* 12 meses: Começa a falar as primeiras palavras. Imita a ação de outras pessoas.
* 18 meses: Pede as coisas usando uma palavra. Já sabe falar umas 20 palavras.
* 2 anos: Consegue dizer frases curtas com duas palavras. Já sabe falar umas 200 palavras.
* 3 anos: É possível entender tudo o que ele fala, mas às vezes ele conjuga errado. Conhece cores.
* 4 anos: Inventa histórias. Compreende regras de jogos simples.
* 5 anos: Forma frases completas, fala corretamente.
* 6 anos: Aprende a ler e a escrever.
(Fonte: NeuroSaber)
Interação Social: através da afetividade, durante a primeira infância, a criança deve desenvolver habilidades relacionadas à atribuição de significado às coisas e às pessoas, além das trocas de gestos para a comunicação verbal, à formação de vínculos de amizades e fortalecimento das emoções que afetam profundamente o posterior desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, causando déficits significativos na sua vida adulta.
Reconhecer que cada criança tem seu ritmo e singularidade é importante, assim como comparar sua criança com outra é normal e natural desde que haja uma busca por ajuda de profissionais que possam avaliar alguma situação que não esteja dentro do previsto para a fase que ela está vivendo.
São sinais de atraso no desenvolvimento:
• Dificuldade com a habilidade de linguagem e compreensão da fala.
• Dificuldade para desempenhar ações básica de cuidados como lavar as mãos, vestir a própria roupa, entre outros.
• Dificuldade com a coordenação motora ampla (andar, correr, pular, dançar, sentar, se equilibrar, etc).
• Dificuldade com a coordenação motora fina como manipular objetos, desenhar, recortar, escrever, entre outras ações.
• Dificuldade com a habilidade de interação social, onde o barulho incomoda, não há contato visual com o outro, desequilíbrio emocional (choro e crise de raiva descontrolado, além de outros comportamentos atípicos).
Desfrute da primeira infância de seus filhos respeitando o tempo de aprendizagem de cada um, com responsabilidade e afetividade acima de tudo e se houver alguma dúvida procure um Psicopedagogo e faça uma avaliação, afinal, o ato de aprender que se concretiza na aprendizagem é o que torna o indivíduo um ser humano pleno em sua existência.