Cada parte de você é muito valiosa, Precisão que vale uma Vida
Na prevenção contra doenças, no controle da natalidade ou no pré-natal, os exames ginecológicos, além de importantíssimos, devem fazer parte da rotina da Mulher, a começar pela adolescência, quando ocorre a transição da infância para a vida adulta e podem ocorrer os primeiros sintomas de cólica.
É importante que a Mulher conheça os exames que vão investigar a sua saúde. Inclusive, no que diz respeito aos tabus. Conhecer a verdadeira finalidade dos exames, deixando de lado as informações inverídicas, proporcionará um melhor entendimento do seu próprio corpo e, consequentemente, a melhora da sua qualidade de vida.
A identificação confiável e precoce é fundamental na escolha entre as opções de tratamento, além de monitorar a evolução de doenças e avaliar as suas respostas. Os exames específicos e seguros auxiliam, com precisão, os pacientes encaminhados à ginecologia.
• Conheça alguns deles: Ressonância Magnética da Pelve Feminina
Exame para avaliação dos órgãos pélvicos, incluindo útero e ovários. Permite avaliação de malformações uterinas, endométrio e miométrio, incluindo miomas e miomatose, colo uterino, cistos ovarianos, outras alterações ovarianas, dilatações das tubas uterinas, varizes pélvicas e endometriose profunda, bexiga urinária e uretra feminina.
• Ressonância Magnética Fetal
Exame para avaliação das malformações fetais.
• Histerossonografia
Avalia a cavidade uterina para diagnóstico de pólipos, miomas submucosos, hiperplasia de endométrio.
• Ultrassom obstétrico
Exame de rotina que permite o diagnóstico de gravidez tópica ou ectópica, o acompanhamento e desenvolvimento embrionário/fetal, além de avaliar a presença de malformação e outras intercorrências, visando o bem-estar materno-fetal e possibilitando o acompanhamento adequado no pré e pós-natal.
• Ultrassom pélvico ginecológico e pélvico endovaginal
Exame de avaliação de órgãos pélvicos, que diagnostica diversas alterações, como malformações, lesões neoplásicas e endometriose. É um importante exame preventivo que acompanha a mulher da infância à pós-menopausa. Na infância, o método é importante no diagnóstico da puberdade precoce. Além disso, é capaz de monitorar o desenvolvimento folicular e endometrial em pacientes com dificuldade para engravidar e, na pós-menopausa, faz o acompanhamento endometrial em pacientes em uso, ou não, de terapia hormonal.
Lembre-se
Cada parte de você é valiosa. Não deixe de procurar especialistas qualificados para tratar da sua saúde ou de realizar exames periódicos com o intuito de obter informações seguras a respeito do seu quadro clínico. Essa precisão, vale uma vida.