CIRURGIA DAS MAMAS - APLICAÇÕES E RESULTADOS
Embora algumas cirurgias plásticas da mama estejam relacionadas à melhora de funções ou ao tratamento de doenças, a maior incidência é de pacientes que buscam melhorar o aspecto estético das mamas, sejam alterações do tamanho ou da forma das mesmas.
As mamoplastias podem atuar para modificar o tamanho, formato e posicionamento das mamas. Essas técnicas modificam o formato das mamas, buscando torná-lo mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo, alterando a aparência dos seios.
As cirurgias mais procuradas são a mamoplastia de aumento com prótese de silicone, a diminuição das mamas e o levantamento das mesmas (mastopexia). Pesquisa recente revelou que uma em cada três brasileiras já pensou em colocar silicone nas mamas. Para a mulher, a importância de ter seios bonitos e firmes vai além da aparência: elas se sentem mais seguras em relação à sexualidade.
Tipos de Cirurgias Plásticas de Mama Estética e Próteses Mamárias
Mamoplastia Redutora
Indicada para mulheres que possuem mamas muito volumosas, desproporcionais, que causam desconforto. Além disso, seios muito grandes também costumam promover a queda da mama, muitas vezes precoce e associada à flacidez. A técnica cirúrgica consiste em remover o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele da área excedente para atingir um tamanho de mama proporcional com o corpo da paciente. A cirurgia leva, em média, de 2 a 3 horas e o tempo de recuperação leva em torno de 30 dias para movimentação normal dos braços. Em geral, a cirurgia é feita com uma cicatriz em T invertido, podendo ser utilizada também a periareolar e ainda o L.
Mastopexia
A mastopexia tem como objetivos reposicionar a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e modelando o tecido para compor o novo contorno da mama. Está indicada para mulheres com mamas que perderam volume, ficando mais flácidas e caídas. Estas alterações podem ser resultado de gravidez e amamentação ou variações de peso. A Mastopexia pode ou não ser associada com o uso de implante de silicone. A escolha em se utilizar prótese de silicone leva em conta a quantidade de excesso de pele, a textura e a densidade da mama. O procedimento é pouco invasivo e, na maioria dos casos, a paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte. O período de recuperação inclui evitar a movimentação excessiva dos braços, por período de 20 a 30 dias, e o resultado final da mama aparecerá ao longo dos meses, com a forma e a posição da mama mais agradáveis.
Mamoplastia de Aumento
Indicada para mulheres de seios pequenos que desejam aumentar o tamanho através da utilização de próteses de silicone. Está sempre entre as cirurgias mais buscadas nos consultórios de cirurgia plástica. Apesar de ser um procedimento pouco invasivo, existem várias escolhas a serem consideradas. Durante a avaliação, a paciente e cirurgião decidirão o tamanho e formato da prótese, e a via de colocação que melhor atende a sua necessidade e perfil levando em conta não apenas o desejo, mas a elasticidade da pele e tipo físico. As incisões mais utilizadas são no sulco mamário, aréola e axila, sendo feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar que a cicatriz fique visível. O plano de colocação da prótese pode ser embaixo da glândula mamária (subglandular), do músculo peitoral (submuscular) ou da fáscia do músculo peitoral (subfascial). O procedimento é pouco invasivo e tem duração de aproximadamente uma hora. Na maioria dos casos, a paciente recebe alta no mesmo dia. O período de recuperação, geralmente, é de 24 a 48 horas, seguido de um período de repouso de alguns dias.
As próteses de mama variam em vários aspectos:
1. Formato
1A: O formato redondo, mais usado, é simétrico em todas suas dimensões, preenchendo igualmente todos os espaços da mama, principalmente o colo da mama, região que normalmente apresenta-se vazia. É o tipo mais uilizado, por proporcionar um bom preenchimento do polo superior da mama (colo).
1B: O formato anatômico, mais preenchido na sua parte central e inferior, simula o formato natural do seio feminino e é mais indicado para mulheres mais magras, que desejam um resultado mais natural e para quem não tem o seio caído, também muito usado em casos de reconstrução mamária após cirurgias de câncer de mama. Este tipo de prótese preenche menos o colo da mama, comparado ao redondo, podendo acentuar mais ainda o aspecto caído do seio. Dessa forma, é mais indicado para mulheres com seios bem proporcionais e sem nenhuma flacidez.
Projeção (Perfil)
Além dos formatos, as próteses se diferenciam pela sua projeção. A diferença dos perfis está na projeção das próteses (ou quanto elas deixam os seios “mais pra frente”). As próteses de perfil baixo ou moderado têm largura maior e menor projeção, sendo menos utlizadas em cirurgias estéticas. São mais indicadas para pacientes que possuem o tórax largo. O perfil alto é provavelmente o mais utilizado por proporcionar boa projeção aos seios. Ideal para mulheres quem têm tórax proporcional e pouco volume no colo. Já as de perfil super alto, têm a largura da prótese mais estreita e maior projeção. Assim, são bem indicados para quem tem tórax mais estreito ou para dar mais volume, com a mesma largura de prótese.