Botox® quando devo começar?
A toxina botulínica, mais conhecida pela marca comercial Botox® (Allergan, Inc, USA), amplamente utilizada na estética facial para amenizar marcas de expressão, é também utilizada na Odontologia com finalidade terapêutica para auxiliar no tratamento de casos de sorriso gengival, apertamento, bruxismo, dor orofacial, cefaleia tensional, dentre outros.
“Muitas pessoas me perguntam qual é a idade para começar a usar Botox e Preenchimento. Outras, falam que ainda não chegou na idade certa para colocar. Eu afirmo que não existe “idade certa”. A sua face mostra as rugas em processo de formação. É um processo inevitável, mas individualizado também. Você pode fazer uso da Toxina Botulínica de forma preventiva, “evitando” que as marcas fiquem evidentes e profundas. Mas tem a opção de “amenizá- las” depois que elas já chegaram. Portanto, não existe idade certa. A verdade é que o quanto antes começar, os resultados serão mais satisfatórios e as rugas ficarão menos profundas”, diz Dra. Fernanda.
A toxina botulínica, mais conhecida pela marca comercial Botox® (Allergan, Inc, USA), amplamente utilizada na estética facial para amenizar marcas de expressão, é também utilizada na Odontologia com finalidade terapêutica para auxiliar no tratamento de casos de sorriso gengival, apertamento, bruxismo, dor orofacial, cefaleia tensional, dentre outros.
Quando aplicada nas linhas horizontais da testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, seu efeito é bastante rejuvenescedor. Na terapêutica, a toxina é muito útil, por exemplo, na preparação dos músculos da mastigação quando implantes com carga imediata são realizados em pessoas com apertamento/bruxismo, para promover relaxamento desta musculatura evitando danos à prótese e aos implantes. Este é uma das utilizações terapêuticas, dentre tantas.
Em Setembro de 2016, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) revogou as Resoluções CFO-112/2011, 145/2014 e 146/2014 e aprovou a Resolução CFO- 176/2016 em substituição a que regulamenta o uso da toxina botulínica e preenchedores faciais por cirurgiões-dentistas para fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos, desde que não se extrapole a área anatômica de atuação do profissional da Odontologia. O uso estético dessas substâncias deve ter como finalidade a harmonização facial em sua amplitude.
Frequência nas Aplicações
A frequência das aplicações também merece atenção, já que o objetivo é evitar que o organismo produza anticorpos e seu efeito acabe se tornando cada vez mais fraco. Nesse sentido, a especialista afirma que é fundamental administrar a toxina botulínica em todos os músculos desejados na mesma sessão de aplicação, respeitando um intervalo mínimo de três meses entre as aplicações – conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Preenchimento facial
O preenchimento facial dá volume às áreas onde é aplicado. Suas indicações concentram-se na região perioral, podendo corrigir defeitos cirúrgicos, assimetrias faciais, dar volume aos lábios e bochechas, preencher o “código de barras” nas região dos lábios, remodelar nariz e contorno mandibular, promover lifting facial por exemplo, utilizando-se o ácido hialurônico.
Em alguns casos o tratamento odontológico foi concluído, ortodontia bem planejada, lindas lentes de contato, mas ainda falta algo para harmonização completa da face. Lábios sem as proporções adequadas, sorriso que mostra parte da gengiva, região mentual (queixo) com pouco volume são detalhes que irão fazer toda a diferença na finalização do tratamento. O Ácido Hialurônico e a Toxina Botulínica podem ser usados na grande maioria dos casos.
Durabilidade dos tratamentos
O tempo de cada tratamento depende de vários fatores. No caso da toxina botulínica: o grau de atividade muscular e a intensidade do metabolismo do paciente, tendo duração média em torno de seis meses.
No preenchimento facial: a duração dependerá da característica do material preenchedor que, no caso dos materiais absorvíveis, geralmente duram de um a três anos.
E você? Quando vai começar?