Bichectomia: O segredo das estrelas para afinar o rosto!
A bichectomia é um procedimento cirúrgico que tem por objetivo a remoção da “bola de Bichat”, um corpo adiposo (gordura) localizado na porção média da face e que, em alguns casos, dá ao rosto um contorno mais arredondado. Recebeu esse nome, em razão do anatomista francês Marie François Xavier Bichat, que foi quem descreveu essa estrutura anatômica pela primeira vez em 1802.
O fator que leva as pessoas a procurarem a bichectomia é o incômodo com o formato arredondado do rosto, aliado à mudança que ocorre na face após alguns meses. Com a remoção dessa “gordura”, a tendência é que a pessoa fique com um rosto mais “fino” e o semblante mais leve. Essa cirurgia virou uma “febre” depois que celebridades internacionais, como Angelina Jolie, Jennifer Aniston e Megan Fox, entre outras, aderiram ao procedimento.
A Bola de Bichat é um tecido de gordura, que possui um comportamento diferente do tecido adiposo subcutâneo, isso significa dizer que dietas e exercícios físicos são quase nada efetivos para melhorar o formato da face. O candidato à bichectomia deve saber que se trata de uma cirurgia irreversível, pois esse tecido de gordura não irá “crescer” novamente e, por essa razão, há a necessidade de uma seleção criteriosa do paciente que irá realizar o procedimento.
A cirurgia poderá ser realizada com anestesia local ou com sedação em nível hospitalar. Como a técnica cirúrgica é feita intraoral, o paciente fica livre de cicatrizes na face e o pós-operatório é semelhante à cirurgia de uma extração do dente do siso. O edema é maior nos primeiros dias e hematomas podem também ocorrer. Os melhores resultados são esperados por volta dos 90 dias.