Benefícios da acupuntura na gestação
Durante a gestação há mudanças no corpo e também nas emoções da mulher, e a acupuntura pode contribuir para restabelecer o equilíbrio das futuras mamães.
Enjoo, ansiedade, azia, dor, inchaço e alteração de humor. Esses são apenas alguns desconfortos, físicos e emocionais, que as gestantes enfrentam durante a gravidez. A gravidez é um momento especial que requer muitos cuidados e um deles é com o uso de medicamentos. Muitos dos remédios são contraindicados por trazerem riscos à saúde e ao desenvolvimento do feto. É por isso que a acupuntura pode ser uma aliada para as grávidas, sendo que, em alguns casos, é possível evitar o uso de medicação e ainda melhorar a saúde e o bem-estar com a terapia complementar.
Pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) revelaram que a aplicação das agulhas pode amenizar a azia em gestantes. Durante oito semanas, 36 grávidas entre 15 e 30 semanas de gestação foram analisadas. O resultado da pesquisa apontou que o grupo escolhido para fazer a acupuntura reduziu em 75% a intensidade da azia, contra 44% das mulheres que fizeram tratamento convencional para o problema. Outros benefícios também foram avaliados: a melhora da qualidade do sono e a diminuição do uso de antiácidos.
Além de melhorar os problemas citados na pesquisa, a acupuntura também contribui para a redução dos enjoos, melhoria da circulação e a diminuição dos inchaços nos membros inferiores. As agulhas afastam as diversas dores sentidas pelas mulheres grávidas, por exemplo, a dor lombar. E, também, alivia o estresse, depressão e a ansiedade. Em gestantes que apresentam gravidez de risco, podem encontrar na acupuntura uma maneira de reduzir as chances de aborto.
No Brasil, a prática da medicina chinesa se torna cada vez mais frequente e é considerada um recurso, que age no alívio da dor e contribui para fortalecer o funcionamento da fisiologia corporal.
A técnica consiste em tratar o problema ou minimizar diversos tipos de queixas, por meio de estímulo do sistema nervoso e liberação de substâncias químicas. Desta forma, o método provoca efeitos em todo o corpo e equilibra o organismo, além de contribuir para a sensação de bem-estar. Outro benefício é a ausência de efeitos secundários, isso faz com que o método milenar seja preferido por muitas grávidas, mas é importante mencionar que qualquer tratamento que a gestante queira iniciar deve ser comunicado ao seu ginecologista.