Atuação do Enfermeiro na Assistência Domiciliar
A atenção domiciliar é a forma de atenção à saúde que envolve ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças em âmbito domiciliar. Com isso, o processo de desospitalização vem sendo cada vez mais estruturado pelos planos de saúde para que seja feito de maneira responsável, visando sobretudo o bem-estar do paciente.
O principal propósito da atuação do enfermeiro na assistência domiciliar é prestar uma assistência qualificada visando a continuidade do tratamento em um ambiente domiciliar, resultando diversos benefícios ao paciente, dentre eles, o incentivo a promoção a saúde, diminuição de gastos, redução do risco de infecções adquiridas em ambiente hospitalar e maior interação familiar.
Apesar do processo de desospitalização ser pouco discutido nas instituições, ele deveria ser praticado com mais frequência pelas instituições, sendo de fundamental importância compreender esse processo e estabelecê-lo em toda a rede de saúde visto seus inúmeros benefícios.
O Enfermeiro, é um dos principais profissionais que atuam para que esse feito se realize da maneira responsável, afinal, desospitalizar um paciente requer muito domínio clínico e senso de responsabilidade advindos dos profissionais que compõe a equipe multiprofissional, são eles: médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Para que um paciente seja admitido em um Serviço de Assistência Domiciliar, ele precisa atender alguns requisitos básicos, pois, do contrário não será possível admiti-lo no programa. Sendo assim, a atuação do enfermeiro na assistência domiciliar é de suma importância, visto que a partir dela, será possível traçar um plano de cuidados estratégico para o paciente de maneira correta e eficaz.