As Vantagens e Indicações do atendimento médico domiciliar.
Os idosos são o grupo etário que mais cresce no Brasil. No entanto, esse envelhecimento em alguns casos pode vir acompanhado de incapacidade e problemas de saúde. Com isso, nos últimos anos a pratica da assistência médica domiciliar ressurgiu fortemente, visando e indicando a permanência de idosos frágeis em suas casas, sob o cuidado de suas famílias, proporcionando principalmente conforto e dignidade aos envolvidos.
A consulta domiciliar constitui no cuidado a fim de intervir de forma mais efetiva no tratamento do paciente, planejando ações e promovendo saúde de forma individualizada. É indicada para os pacientes com qualquer grau de limitação, seja física, psicológica ou social, que interfira e cause transtorno no deslocamento até o médico.
Essa estratégia tem se mostrado principal fator de aproximação entre médico-paciente-família, além de um espaço de dialogo e entendimento do processo saúde-doença mais efetivo, proporcionando monitoramento, acompanhamento regular e prevenção de complicações decorrentes de doenças crônico degenerativas.
Para o paciente elimina necessidade de transporte e consequentemente diminui também risco de quedas, fraturas, escoriações na pele e piora de dores em decorrência da locomoção.
Diminui ansiedade e não interfere na rotina do idoso, fato que pode causar grande estresse para esse grupo. O risco de infecções também diminui evitando o contato do doente com ambientes contaminados como consultórios, ambulatórios e hospitais. Para os familiares e cuidadores, mais tranquilidade e conforto.
Para o médico, proporciona maior entendimento sobre questões sociais e emocionais, mais aproximação com doente e família, o que naturalmente otimiza o tratamento com estratégias mais efetivas respeitando a individualidade familiar.
Todos esses fatores aumentam significativamente a possibilidade de um tratamento acurado e recuperação mais rápida.